09/09/2023 às 15h56min - Atualizada em 10/09/2023 às 00h00min

Organização LGBTQIA+ no Rio abre vagas para atendimento psicológico

Programa oferece suporte por meio de grupos, para diminuir o estigma, empoderar e promover a reintegração social dos atendidos. Iniciativa procura proporcionar ambiente seguro e inclusivo.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-09/organizacao-lgbtqia-no-rio-abre-vagas-para-atendimento-psicologico




O Grupo Pela Vidda do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para atendimento terapêutico gratuito voltado para a população LGBTQIA+ e pessoas que vivem com HIV/Aids. A instituição foi criada por pessoas com HIV/Aids, em 1989, e tem como objetivo principal a “valorização, integração e dignidade do doente de Aids”, daí a sigla Vidda, que dá nome ao grupo.



Dentre a proposta de promover a defesa dos direitos de pessoas com HIV/Aids e população LGBTQIA+, a luta contra preconceito e formas de discriminação, e o bem-estar desse público-alvo, os grupos terapêuticos são uma forma de oferecer um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo.  



Notícias relacionadas:

O programa oferece suporte psicológico por meio de grupos, visando diminuir o estigma, empoderar e promover a reintegração social dos atendidos. A iniciativa estimula que participantes possam discutir questões pessoais e emocionais sob a orientação de profissionais qualificados. A iniciativa conta com parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).



Julio César da Conceição é um dos participantes acompanhados pelo grupo terapêutico.




“O Pela Vidda me deu apoio quando eu mais precisei. Aqui eu encontrei amigos. Desde o ano passado participo do grupo. Cheguei aqui com depressão e recebi atendimento dos profissionais. Uma conversa, uma troca de experiência. Vale a pena.”




“Acreditamos que a conexão com os outros e o compartilhamento de experiências podem desempenhar um papel fundamental no processo de fortalecimento de laços afetivos e na manutenção do cuidado com a saúde mental”, aponta Thais Monsores, psicóloga e voluntária.  



O grupo de atendimento faz parte de um cenário em que, especialmente entre jovens, a prevalência de problemas relacionados à saúde mental é maior na população LGBTQIA+ que na heterossexual.  



Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha em 2022 apontou que 81% dos brasileiros de 15 a 29 anos que se consideram heterossexuais tiveram problemas relacionados a saúde mental. Entre os entrevistados que se identificaram como LGBTQIA+, a proporção foi maior, 92%.



“A ideia do trabalho realizado é possibilitar que, cada vez mais, pessoas com HIV e LGBTQIA+ tenham acesso ao cuidado com a saúde mental”, completa Thais Monsores.



Serviço



As inscrições podem ser feitas online, pelo link. O endereço para atendimento presencial é: Avenida Rio Branco, 135, sala 709, Centro - Rio de Janeiro.



Data e horário:



Quarta-feira, das 15h30 às 17h30

Sexta-feira, das 15h30 às 17h30



Telefones: 21 2518-3993 e 21 2518-1997

WhatsApp: 21 99602-5071



Com informação da Agência Brasil



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-09/organizacao-lgbtqia-no-rio-abre-vagas-para-atendimento-psicologico
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.