03/06/2016 às 07h42min - Atualizada em 03/06/2016 às 07h43min

Campanha de Descarte Inteligente de Medicamentos busca conscientizar cada vez mais a população goiana

Em virtude do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Farmácia Artesanal lança novas ações para o descarte correto de medicamentos inutilizados ou vencidos  
Campanha Descarte Inteligente

Campanha Descarte Inteligente

O descarte de medicamentos no meio ambiente é um problema presente no dia a dia da maioria das pessoas e causa danos graves à saúde da população. Porém, mesmo que haja leis que regulamentem a forma correta de descarte, ainda não há uma consciência coletiva sobre o tema. Prova disso, é que são descartadas de maneira inadequada mais de 10 mil toneladas de remédios por ano no Brasil.

Desde 1992, a Farmácia Artesanal é pioneira no apoio de causas socioambientais e, em 2011, criou a campanha focada no Descarte Inteligente de Medicamentos. No ano passado, a Artesanal desenvolveu soluções criativas para despertar ainda mais o interesse da população, o que acabou gerando um aumento de 40% no recolhimento de medicamentos. Desde o início da campanha já foram recolhidas mais de cinco toneladas e meia de medicamentos.

Seguindo essa linha, a partir de 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Farmácia Artesanal vai reforçar, em parceria com a AMMA (Agência Municipal de Meio Ambiente) a SECIMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos) e o Passeio das Águas Shopping, a campanha de Descarte Inteligente lançando novas ações inovadoras com o intuito de incentivar a mudança de hábitos na população com o descarte correto de medicamentos.

Esse ano, para impactar o público e despertar ainda mais a consciência ambiental da população, será montado de 5 a 30 junho, no Parque Vaca Brava, um Furacão gigante com seis metros de altura, fabricado com embalagens de medicamentos recolhidas durante três meses nas lojas da Artesanal. Para construir toda essa estrutura, foi preciso contar com a ajuda de um engenheiro. A mensagem que a peça gigante quer passar é que o descarte incorreto de medicamentos pode gerar danos graves ao meio ambiente e retornar de forma desastrosa para as vidas de quem os descartou.

Também foi criado um hotsite (www.descarteinteligente.com.br) para que as pessoas possam se informar sobre os impactos gerados pelo descarte incorreto, além de dicas de como descartar corretamente os medicamentos vencidos ou inutilizados. Para alcançar ainda mais pessoas, a Artesanal divulgará a campanha para médicos, para que possam orientar seus pacientes para o descarte correto de medicamentos.

O presidente do Grupo Artesanal, Evandro Tokarski, ressalta que essa campanha é muito importante para a população. “Muitas vezes por falta de informação ou desconhecimento e até de locais adequados, as pessoas acabam jogando esses medicamentos vencidos no lixo doméstico comum, como, por exemplo, no vaso sanitário, ralos e pias. Isso acaba indo para os aterros sanitários e para o lençol freático comprometendo o meio ambiente e nossa saúde”, comenta o executivo. Evandro explica ainda que por conter substâncias químicas, esses medicamentos podem contaminar o solo e a água, oferecem riscos à saúde da população e de animais, mesmo que haja o tratamento de esgoto. O caminho para o medicamento inutilizado ou vencido deve ser a incineração adequada em fornos especiais com temperatura acima de 3.000 graus. “É isso o que fazemos com os medicamentos que recolhemos por meio da campanha de descarte inteligente”, conclui o empresário.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.