fbpx

Acidentes de trabalho têm queda no País, mas ações de prevenção precisam ser continuadas


Ao longo da semana construtora em Goiânia vai alertar colaboradores quanto a cuidados na obra e com a saúde

A quantidade de acidentes de trabalho no Brasil caiu de 725.664, em 2013, para 582.507, em 2019 (números absolutos). A taxa de incidência – que considera o número de acidentes em relação ao número médio anual de vínculos – também apresentou queda durante o mesmo período, saindo de 16,93 para 13,97. Os dados, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, são importantes, mas é preciso continuar avançando na conscientização para o uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e outras medidas para reduzir as ocorrências ainda mais.

Na construção civil o assunto é prioridade na rotina dos colaboradores. O uso dos equipamentos de proteção e outras ações de manutenção da saúde no trabalho são temas abordados constantemente nos Diálogos de Segurança nos canteiros de obras e, ainda assim, anualmente as empresas se dedicam a uma programação especial para interagir e divulgar informações importantes, na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Em Goiânia, a Opus Incorporadora está realizando a ação ao longo desta semana. “É preciso conscientizar, atualizar e tirar dúvidas dos trabalhadores com frequência, temos de alertá-los sempre, tanto em relação aos cuidados na obra quanto aos cuidados consigo mesmo, com sua própria saúde”, destaca o diretor da empresa, Dener Justino.

A Sipat acontece simultaneamente nas cinco obras em andamento da empresa na capital, Deck 23, Acqua, Gyro Vaca Brava, Gyro Rooftop, Araguaya, Penthouses e Trya. Diversos temas serão abordados com os colaboradores e de diferentes formas. Acontecerão palestras sobre saúde mental e emocional, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção de saúde e segurança. Haverá ainda dinâmica e gincana sobre acidentes de trabalho, além de teatro sobre ergonomia no canteiro de obras.

De acordo com a supervisora de segurança da Opus Incorporadora, Adriana Garcia da Silveira, os assuntos da Sipat são escolhidos pela demanda. “São necessidades que percebemos durante o ano, temas que são relevantes para serem abordados com os funcionários”, explica ela, citando que em cada dia a Sipat acontece no início do expediente e tem duração média de 40 minutos.

A enfermeira do trabalho Nara Borges é uma das palestrantes da Sipat Opus e um dos temas que irá abordar com os colaboradores é a Importância da prevenção: Saúde e Segurança. “Eu falo de comportamento seguro no trabalho, em casa e no trânsito. Como a qualidade de vida em casa influencia no trabalho e vice-versa. Comento ainda sobre negligência, imperícia e imprudência no serviço. Falo de postura e condutas de forma geral para evitar agravos, como a importância do uso de EPIs corretamente”, destaca a profissional.


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Youtube and Vimeo Embeds
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF