fbpx

Agro goiano tem desempenho expressivo em 2021


0
1 compartilhar

VBP deve avançar 15,2% em relação a 2020. Exportações e empregos também registram altas importantes. Ao todo, Goiás deve colher 28,9 milhões de toneladas. A Conab estima ainda variação positiva na área plantada (5,1%) e na produtividade (15,8%), na comparação com a safra 20/21. Outro indicador do bom momento do agro em Goiás é o das exportações

A agropecuária goiana deve fechar o ano com desempenho expressivo nos principais indicadores do setor. A estimativa para o Valor Bruto de Produção (VBP) de Goiás é de R$ 97,8 bilhões, número que mantém o Estado na sexta posição entre as unidades federativas, respondendo por 8,8% do VBP nacional. O resultado representa um crescimento de 15,2% em relação a 2020, conforme os dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Na produção estadual de grãos, o encerramento da safra 2020/2021, em setembro, trouxe boas notícias para culturas como soja e arroz. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), houve crescimento de 4,3% na produção da oleaginosa, que saiu de 13,2 milhões de toneladas na safra anterior para 13,7 milhões na safra 20/21. No caso do arroz, o salto foi de 8,7% em produção, passando de 120,4 mil toneladas para 130,9 mil toneladas. Para o ciclo 2021/2022, a projeção é de avanço de 21,7% na produção de grãos no Estado. Ao todo, Goiás deve colher 28,9 milhões de toneladas. A Conab estima ainda variação positiva na área plantada (5,1%) e na produtividade (15,8%), na comparação com a safra 20/21.

Outro indicador do bom momento do agro em Goiás é o das exportações. De acordo com o Ministério da Economia, de janeiro a novembro de 2021, Goiás atingiu US$ 6,7 bilhões em vendas externas de produtos do agronegócio (Valor FOB). O resultado é 10,9% maior que o do mesmo período do ano passado. Em 2021 (janeiro a novembro), o complexo soja encabeçou a lista de produtos mais vendidos por Goiás (60,7%). As carnes vieram em segundo lugar (24,8%). Na terceira posição, o complexo sucroalcooleiro (5,3%). No mesmo período, a China se manteve como maior compradora de produtos goianos, seguida por Tailândia e Holanda.

Empregos
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência mostram que, de janeiro a novembro deste ano, o setor agropecuário goiano registrou crescimento na quantidade de trabalhadores formais. Foram 38.849 admissões contra 32.093 desligamentos, o que resultou num saldo de 6.756 postos (criação de novos empregos formais no campo). Atualmente, a agropecuária goiana tem 106.322 trabalhadores registrados. No fim de 2020, eram 99.566.

“O balanço é muito positivo. Mesmo que alguns dados não estejam completamente fechados, já é possível comemorar o bom desempenho do setor agropecuário goiano em 2021. Nos superamos em 2021 e vamos nos superar de novo em 2022. As perspectivas são excepcionais tanto para a produção de grãos quanto para a produção de carne. Estamos vendo uma safra se desenvolvendo muito bem, nossa pecuária também está indo muito bem, e com certeza 2022 será um ano extremamente promissor”, projeta o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça.

Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Youtube and Vimeo Embeds
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF