fbpx

Aparecida amplia atendimento para cadastrar artistas e entidades culturais


A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizará entre os dias 24 e 31 de agosto, um novo cadastramento de artistas individuais, coletivos e entidades culturais locais. A iniciativa visa identificar e mapear artistas e produtores de diversos segmentos culturais que atuam na cidade, além de garantir o acesso aos benefícios da Lei Aldir Blanc.

A Secretaria de Cultura preparou um cronograma com locais e dias alternados para fazer o cadastramento, dar orientações sobre a Lei Aldir Blanc, e assim atender a todos. Podem se cadastrar artistas, trabalhadores da área da Cultura, Micro e pequenas empresas culturais, Cooperativas e instituições culturais da Sociedade Civil, Organizações culturais comunitárias e Espaços culturais da Sociedade Civil.

A intenção da pasta é manter um banco de dados atualizado, facilitando a identificação dos agentes aptos para participação nos editais locais e em todo território nacional. “Com esse cadastro, a Secretaria de Cultura terá condições de selecionar agentes que, se habilitados, poderão desenvolver seus projetos ou atividades conforme editais ofertados pela administração municipal ou de outros entes federativos, como é o caso da Lei de emergência cultural Aldir Blanc do Governo Federal”, aponta o secretário municipal de Cultura, Avelino Marinho.

Cadastro via online

Para quem preferir não se deslocar em um dos pontos de cadastramento, o cadastro também pode ser feito via internet no link apps.aparecida.go.gov.br/cultura-viva/register mediante criação de login e senha para acesso. No cadastro, o interessado deve informar contatos pessoais, endereço, tempo de atuação, atividades realizadas para a comunidade e anexar documentos que comprovem a atividade em Aparecida.

O cadastro é feito em cinco etapas, sendo “identificação”, “classificação como agente, entidade ou coletivo”, “anexos e portfólio”, “área de atuação” e, exclusivo para entidades, “estrutura física”, sendo as quatro primeiras obrigatórias.

Segundo o secretário, o maior volume de informações contribui para certificação como ponto municipal de cultura. “O preenchimento do cadastro é algo simples, pois o site é bem explicativo. Os interessados devem fornecer o maior volume de dados possível. O preenchimento de todos os campos do cadastro irá facilitar o mapeamento de artistas ou coletivos culturais”, completou o secretário.

Lei Aldir Blanc

A Lei Federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia. Em homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio, vítima da Covid-19, o projeto vem para socorrer profissionais e espaços da área que foram obrigados a suspender seus trabalhos.

 

Confira o cronograma de atendimento para o Cadastro Cultural:

Segunda a sexta-feira – de 23 a 31/08 (8h30às 11h30 /13h às 17h)

• Praça CEU das Artes João Natal de Almeida – Av. Bela Vista – Parque Flamboyant

• Praça CEU das Artes Orlando Alves Carneiro – Av. V 05 com Av. V 01 Cidade Vera Cruz ll

• Secretaria de Cultura de Aparecida (Centro de Cultura e Lazer José Barroso) – R. Gervásio Pinheiro, 232-300 – Res. Village Garavelo

Terça e quarta-feira – 24 e 25/08 (8h30às 11h30 /13h às 17h)

• Cras Jd. Tiradentes – R. 10, 889-949 – Jardim Tiradentes

• Cras Madre Germana – Rua Avenida Silvio Gomes – Setor Madre Germana I

 

Quinta e sexta-feira – 26 e 27/08 (8h30às 11h30 /13h às 17h)

• Casa do Empreendedor Cidade Livre – Av. Independência, qd 02 – lt 03 – Cidade Livre

• Casa do Empreendedor Garavelo – Piso 2 do Shopping Center Garavelo

 

Domingo – 29/08 (14h às 18h)

• Associação Roda de Violeiro do Estado de Goiás em Aparecida de Goiânia (ROVEG) – Rua Dona Adelaide Monclar, Quadra48 Lote 05, Parque Veiga Jardim

 

Segunda e terça-feira – 30 e 31/08 (8h30às 11h30 /13h às 17h)

• Centro Municipal de Educação Profissional (CMEP) – Rua Pindorama, Quadra 37A, Lotes 01 e 02 – Vila Brasília


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF