Aparecida de Goiânia volta a fazer rodízio do funcionamento do comércio por região, diz prefeito


0
1 compartilhar

Medida começa a valer na segunda-feira. Prefeito espera que a população siga o modelo de escalonamento, que já foi usado em 2020, para evitar a disseminação da Covid-19.

O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) informou que vai voltar a adotar, a partir de segunda-feira (15), o rodízio de funcionamento do comércio por regiões, em Aparecida de Goiânia. Um decreto com as novas regras para tentar conter o avanço da Covid-19 deve ser publicado neste final de semana. O prefeito entende que a população tende a seguir melhor este modelo de escalonamento.

“Basicamente, nós estamos retornando ao modelo de escalonamento. Entendemos que temos uma maior adesão das pessoas. Nós ficamos 60 dias desse modelo no ano passado, com adesão de quase 90% das pessoas”, disse o prefeito.

 

Para ocorrer o rodízio, a cidade é dividida por regiões. Na segunda-feira, o município deve seguir o cenário laranja, considerado de alto risco. Com isso, cada zona fecha duas vezes por semana, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, todos os comércios são obrigados a fechar após as 13h e no domingo o dia todo.

O município já havia seguido esse modelo de isolamento social em junho do ano passado. À época, a situação epidemiológica foi dividida em quatro cenários – verde, amarelo, laranja e vermelho. O município foi dividido ainda em 10 macrozonas. No dia de fechamento, a macrozona deixava de abrir até mesmo os serviços essenciais, como supermercados, padarias e postos de combustíveis.

Neste sábado (13), o comitê de combate à pandemia do município está em reuniões para definir os pontos finais do decreto, como o funcionamento de shoppings, supermercados e também a divisão das macrozonas.

Conforme o último boletim divulgado pela prefeitura na tarde de sexta-feira (12), a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) era de 93%. O município já registrou 52.186 casos e 777 mortes pela doença.

Decreto atual

 

No último domingo (7), as prefeitura de Aparecida de Goiânia publicou um decreto onde o comércio não essencial ficava fechado por mais sete dias, ou seja, até domingo (14).

O decreto atual proíbe o funcionamento de todo o comércio que não é essencial, inclusive, o funcionamento do sistema de drive-thru nos restaurantes, bares e distribuidoras de bebidas, que podem funcionar somente por delivery.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

Aparecida de Goiânia deve voltar escalonamento por regiões  — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Aparecida de Goiânia deve voltar escalonamento por regiões — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF