fbpx

Autódromo de Goiânia será cenário de Campeonato Brasileiro de Ciclismo Virtual


No ciclismo virtual, cada atleta desempenha individualmente suas pedaladas em um simulador que reproduz os traçados reais das pistas, competindo com outros ciclistas espalhados em qualquer lugar do mundo. No Tour de Goiânia cada ciclista vai dar virtualmente 10 voltas no traçado de 3,9 km do autódromo

O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna vai ser palco de uma competição de ciclismo, mas desta vez de uma maneira diferente. No próximo dia 16 de outubro, o traçado do circuito goiano vai ser o cenário para a penúltima etapa do primeiro Campeonato Brasileiro de Ciclismo Virtual. Será a primeira vez que a praça esportiva vai participar deste tipo de competição.

No ciclismo virtual, cada atleta desempenha individualmente suas pedaladas em um simulador que reproduz os traçados reais das pistas, competindo com outros ciclistas espalhados em qualquer lugar do mundo. A modalidade teve um grande crescimento, principalmente por conta da chegada da pandemia de Covid-19, com a possibilidade de manter atletas em competição, mesmo em tempos de isolamento social.

No Tour de Goiânia cada ciclista vai dar virtualmente 10 voltas no traçado de 3,9 km do autódromo. No último mês foi feito um mapeamento do circuito, a partir de imagens posicionadas em carros de passeio. Posteriormente, o material é trabalhado em um software que reproduz todos os detalhes da pista em realidade aumentada no simulador. Na última etapa, 380 ciclistas participaram da prova, que teve como cenário a cidade de Florianópolis. A expectativa para a etapa de Goiânia é ter a participação de cerca de 500 competidores, sendo muitos atletas estrangeiros.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, comemorou a inclusão do Autódromo de Goiânia na recém-criada competição. “O nosso autódromo é um dos mais queridos dos pilotos de todas as categorias do Brasil, que adoram vir correr aqui. Agora também vai ser desfrutado por vários ciclistas de forma virtual, em uma nova forma de competir, com o uso da tecnologia. Para nós essa visibilidade traz um retorno de imagem muito legal para o nosso circuito, que fica com o seu traçado cada vez mais conhecido”, destacou o secretário.

Todas as outras etapas do Campeonato Brasileiro foram realizadas utilizando circuitos de rua. Esta será a primeira vez que um traçado de autódromo será utilizado. Para o diretor técnico da Ciclismo Virtual, Schubert Abreu, a principal vantagem para o Autódromo de Goiânia será a divulgação da praça esportiva para ciclistas de outros lugares do Brasil e de todo o mundo. “Praticamente a metade de nossos competidores são de fora do Brasil. Então muitos pedalam nestes cenários de forma virtual, e a sensação de realidade aumentada desperta neles a vontade de conhecer esses cenários de forma presencial. Acaba sendo uma divulgação fantástica para os lugares que sediam as etapas”, ressaltou.

A temporada de 2021 começou em março, Com um circuito de Belo Horizonte. Nas etapas seguintes foram utilizados cenários de Brasília, Rio de Janeiro, Serra do Rio Branco-SC e Florianópolis. Depois do Autódromo de Goiânia, a última etapa terá como tema a cidade de São Paulo.

Fonte: Secretaria de Esporte e Lazer (Seel-GO)


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Youtube and Vimeo Embeds
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF