Notícias

Cadela que atuou em Brumadinho se aposenta do Corpo de Bombeiros de Goiás

Cerimônia homenageou Hanna, que vai para a reserva após oito anos prestando serviços à corporação. Saudável, ela vai curtir a aposentadoria na casa do treinador.

A cadela Hanna, que atuou em Brumadinho, se aposentou do Corpo de Bombeiros de Goiás na manhã desta terça-feira (3). Uma cerimônia foi realizada em Goiânia para homenagear a cadela da raça labrador, que vai para a reserva após oito anos de serviços prestados à corporação.
Hanna foi um dos cães de resgate goianos que atuou nas buscas por vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cadela, que foi responsável pela localização de diversas vítimas, está saudável.

A partir de agora, Hanna vai curtir a aposentadoria ao lado do treinador dela, soldado Walisson Pereira Godoi, que pediu para ficar com a cadela.

A corporação explica que, quando se forma um binômio – como se chama a dupla formada pelo guia e o animal – essa dupla só se desfaz em situações de falecimento do cão, ida do bombeira para a reserva ou aposentadoria do cão.

A corporação explicou ainda que, se por algum motivo, o treinador não pudesse ficar com a cadela, ela poderia ser doada a outra pessoa, após uma avaliação. Uma terceira opção seria continuar vivendo em um canil do Corpo de Bombeiros, mas sem ser utilizada para ocorrências.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Hanna foi certificada, em 2016, como “Cão de busca e resgate a nível Nacional” pela Liga Nacional de Bombeiros (Ligabom). Em 2017, após árduas provas, a cadela foi classificada a nível internacional pela Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO).

Cadela que atuou em Brumadinho se aposenta do Corpo de Bombeiros de Goiás e vai apra casa de seu treinador.

Por Guilherme Rodrigues, TV Anhanguera

Faça um comentário

Faça seu comentário

Empório
To Top