fbpx

Caiado recebe 4º lote de vacinas, que vai imunizar pessoas com mais de 85 anos


Novo lote com 77,8 mil doses é do imunizante da Coronavac e será distribuído nesta segunda-feira (08/02). Postos de vacinação nos 246 municípios goianos estão disponíveis no site da Secretaria Estadual de Saúde. “Vamos priorizar o máximo possível o drive-thru, é maneira mais ágil e que aglomera menos”, pondera governador

O governador Ronaldo Caiado, acompanhado pelo secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, recebeu neste domingo (07/02), a quarta remessa de vacinas contra a Covid-19, enviadas pelo Ministério da Saúde. São 77,8 mil novas doses da Coronavac, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, que vieram em um voo comercial. “Isto nos traz uma esperança enorme de atingir exatamente a faixa etária que tem o maior risco de complicações e o maior percentual de letalidade”, disse o governador, explicando que terão prioridade, inicialmente, idosos de 90 anos acima e depois 85 anos acima.

“Graças a Deus. Era o lote que eu mais esperava para atender essas pessoas que estão aflitas em casa, ansiosas e esperando uma perspectiva maior de ter a alegria de poder continuar vivendo”, destacou Caiado. Após o desembarque, os imunizantes seguiram para a Rede de Frio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com esse novo carregamento, que nas palavras do governador é “especial”, o Estado vai encaminhar o imunizante para todos os 246 municípios já na manhã desta segunda-feira (08/02).

Em coletiva à imprensa, Caiado explicou que com o novo lote, junto com o que a SES já tem armazenado, será possível fazer a imunização de 53.800 pessoas em todo o Estado. O número é suficiente para praticamente cobrir a população de cerca de 52 mil goianos com mais de 85 anos, segundo levantamento da SES. “Esperamos que nos próximos dias possamos completar 100% dessa faixa etária”, completou.

Quem quiser saber mais sobre a vacinação pode conferir, no site da Secretaria Estadual de Saúde (www.saude.go.gov.br/coronavirus), a listagem de todos os postos de vacinação nos 246 municípios goianos. Além disso, explicou o secretário, o Governo de Goiás trabalha para evitar aglomerações. “Existe no portal do governo (www.go.gov.br/vacinagoias) um campo específico para o pré-cadastramento, de forma que a pessoa insere seus dados e terá a unidade disponível para que possa vacinar com o mínimo de aglomeração possível”, afirmou Ismael Alexandrino. O serviço estará disponível para os goianos a partir das 8h desta segunda-feira (08/02).

Conforme o secretário, o pré-cadastro não é obrigatório, mas facilita e organiza. “Não perderemos a oportunidade de vacinar um idoso que esteja na faixa etária, que, porventura, não fez o pré-cadastro e chegou à unidade”, completou. O governador Ronaldo Caiado acrescentou: “Em Goiânia e municípios maiores vamos priorizar o máximo possível o drive-thru. É a maneira mais ágil e que aglomera menos”.

A distribuição do imunobiológico será feita conforme mapeamento da SES, que já possui o quantitativo exato de público em cada município goiano. Conforme Caiado, será exigido o cumprimento do novo ordenamento. “Não tem agora nenhuma prioridade que não seja pessoas inicialmente acima de 90 anos, depois 85 acima e assim sucessivamente. Não tem ninguém que vai furar fila nesse processo. Temos que seguir a ordem e não podemos admitir que as pessoas mais idosas estejam excluídas”, asseverou.

Para tanto, o governador pediu apoio da população e da imprensa6 com denúncias de quem pretender furar a fila. Toda e qualquer irregularidade, garantiu Caiado, será apurada e o responsável terá que responder junto ao Ministério Público Estadual e também à Polícia Civil pela prática criminosa de tomar a vacina fora da sua faixa etária.

Somando os quatro lotes até agora enviados pelo Ministério da Saúde, Goiás já recebeu 356.280 doses de vacinas contra a Covid-19. São 291.280 da Coronavac e 65.500 das AstraZeneca. Segundo levantamento oficial da SES, até o momento já houve a aplicação de 125.437 dos imunizantes destinados ao Estado.

Início

A vacinação no Estado de Goiás começou em 18 de janeiro com a remessa de 183 mil doses da Coronavac. Foram distribuídas cerca de 91 mil doses para as regionais de saúde. O governador Ronaldo Caiado, que é médico, deu início à campanha, e aplicou a primeira dose do imunizante no Estado à idosa Maria Conceição da Silva, de 73 anos, moradora de um abrigo em Anápolis. Em seguida, já em Goiânia, no Hospital de Campanha da Capital, a técnica de enfermagem Paulete Pereira dos Santos Medeiros, 50 anos, também foi vacinada por Caiado.

Já no dia 24 de janeiro, o Estado recebeu seu segundo carregamento, desta vez o imunobiológico desenvolvido pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford. Foram 65,5 mil doses utilizadas em sua integralidade para fazer a imunização de profissionais de saúde. Isso porque o intervalo de aplicação entre a primeira e segunda dose da vacina é maior, três meses, tempo suficiente para nova produção e continuidade do calendário do PNI.

Por fim, no dia 25 de janeiro chegou a terceira remessa. Foram 29.900 doses da Coronavac. Dessa vez, os imunobiológicos foram enviados aos municípios goianos junto às mais de 90 mil vacinas para a aplicação da segunda dose, que estão estocadas.

Fonte: Secom-GO


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF