Confira o novo decreto que restringe atividades em Goiânia


Medidas buscam conter o avanço da pandemia

A Prefeitura de Goiânia publicou, na noite de segunda-feira (22/2), um novo decreto com medidas para conter a propagação da covid-19. A partir desta quinta-feira (25/2), estão proibidos eventos privados como festas, batizados e casamentos, inclusive em salões de festas de condomínios na capital goiana.

Clique aqui e confira a íntegra do decreto.

O comércio na Região da 44 teve os seus dias e horários de funcionamento restringidos. No local, as lojas só devem funcionar de quarta a sábado, das 7h às 15h.

Bares e restaurantes devem funcionar entre 8h e 22h, sem música, respeitando a capacidade de 50%. Distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência podem funcionar entre 6h e 22h. Não há restrições para serviços de delivery.

Permanece autorizada a realização das Feiras Especiais cadastradas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec). A abertura do Mercado Centro Comercial Popular e do Mercado Aberto, ambos no setor Central, continua autorizada.

O funcionamento das academias, quadras poliesportivas e ginásios fica autorizado, desde que obedecidos os protocolos de saúde e respeitado o limite máximo de 30% da capacidade de acomodação.
Os cultos, missas, celebrações e reuniões coletivas das organizações religiosas ficam autorizados a ocorrer em qualquer dia da semana, quantos forem necessários por dia, desde que obedecidos os protocolos com a lotação máxima de até 30% de sua capacidade de pessoas sentadas.

“O prefeito Rogério Cruz compreende a necessidade da população de buscar amparo religioso neste momento”

, disse Andrey Azeredo, secretário municipal de governo.
Sobre o transporte coletivo, o decreto diz que o uso de máscaras de proteção facial nos terminais e no interior dos veículos é obrigatório e que as concessionárias do sistema de transporte público adotarão medidas de higienização e ventilação nos veículos que operam no âmbito do município de Goiânia. O decreto trata da limpeza dos veículos, que deve ser feita nos pontos de contato com as mãos dos usuários, como roleta, bancos, balaústres, pega-mão, corrimão e apoios em geral.

O decreto aponta ainda que “os titulares dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal adotarão como regra o sistema de home office, com a realização das atividades de forma remota, em sistema de revezamento, mantendo-se presencialmente o quantitativo de 50% dos servidores, desde que seja suficiente para não prejudicar os usuários dos serviços públicos”.

O funcionamento dos parques Zoológico e Mutirama também serão mantidos, porém, sobre o Mutirama, o decreto colocou algumas especificações: controle de acesso de no máximo mil pessoas por dia com horário reduzido de funcionamento de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h. Cinemas, teatros e espetáculos continuam proibidos.

E tem multa para quem descumprir as determinações do decreto, no valor de R$ 4.705,30 , sendo possível aumentar, por causa de fatores agravantes sobre as medidas sanitárias.

Fonte: A Redação


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF