fbpx

Estudantes goianos classificados para torneio internacional de robótica são inspiração, diz secretário de governo


Campeões do Torneio Nacional de Robótica – FIRA Brasil – e classificados para o torneio internacional FIRA RoboWorld Cup em 2022, cinco estudantes da Escola Canadense Maple Bear Goiânia foram recebidos, em dezembro, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira, para um encontro oficial. Ele fez questão de conhecer e cumprimentar Arthur Guissoni, Júlia Villefort, Marcelino Pedroso, Mateus Nery e Renzo Ribeiro, em companhia do professor e técnico Flamarion Moreira, pela conquista.

A equipe relatou como foi a experiência de programar e construir um robô ao secretário, que ouviu atento os relatos. “Vocês já conhecem os caminhos, possuem as ideias e as pessoas precisam conhecer o que produziram para que sirva de inspiração”, frisou ele, que tem o projeto de desenvolver a Escola do Futuro para atender as demandas voltadas à formação de profissionais técnicos com domínio de tecnologias inovadoras.

Participaram, ainda, da visita no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, no último dia 21, a diretora geral da escola, Mônica Siqueira, os pais dos alunos vencedores e o deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania). A diretora da escola explicou que a robótica é desenvolvida através do trabalho em equipe com o foco na resolução de problemas, sendo uma ferramenta importante para romper paradigmas. “Quanto mais cedo a aprendizagem é introduzida, mais os alunos se desenvolvem nas áreas de tecnologia e inovação”. O professor Flamarion destacou outro benefício da robótica, que é o desenvolvimento da habilidade de se tomar decisões, a autonomia e a confiança. “Essa maturidade é um atributo importante para a vitória não só em torneios, como também em outras situações que os alunos futuramente irão vivenciar”, citou o professor.

No campeonato nacional, eles criaram um robô, em forma de veículo, que vira para os lados e carrega objetos. A missão da equipe, agora, é disputar a etapa internacional do torneio, que acontecerá em agosto de 2022, em Dubai. Os alunos vão representar o Brasil na categoria de 9 a 14 anos. Serão os únicos representantes goianos na competição.


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Youtube and Vimeo Embeds
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF