fbpx

Goiás aumenta em 36% as doações de órgãos e tecidos


Enquanto no Brasil, durante o primeiro semestre, houve queda de 13% no número de doadores de órgãos, em Goiás, houve aumento de 36% nesse número, no mesmo período. Já os transplantes de órgãos e tecidos em Goiás aumentaram 12%, em comparação com o primeiro semestre de 2020

Idealizada para sensibilizar a população sobre a doação de órgãos e tecidos, a Campanha Setembro Verde contabiliza avanços. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), registrou aumento de 36% no número de doadores e de 12% no de transplantes de órgãos e tecidos, no primeiro semestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A gerente de Transplantes da SES-GO, Katiúscia Christiane Freitas, explica que manter as doações de órgãos e transplantes durante a pandemia foi um desafio para as Centrais Estaduais de Transplantes. Mas enquanto no Brasil, durante o primeiro semestre, houve queda de 13% no número de doadores de órgãos, em Goiás, houve aumento de 36% nesse número, no mesmo período.

Já os transplantes de órgãos e tecidos em Goiás aumentaram 12%, em comparação com o primeiro semestre de 2020. “Esse foi o resultado de investimentos do Governo de Goiás, do esforço dos profissionais e da sensibilização da população, que mesmo diante de um cenário de perdas,  conseguiu apoiar essa causa, que oferece oportunidade de vida a milhares de pessoas”, considera a gerente.

Atualmente, cerca de 46 mil pessoas aguardam na fila por um transplante no Brasil. Em Goiás, são 1,2 mil pessoas aguardando por um órgão ou tecido. No Estado, a espera é composta por 161 pacientes aguardando rins; 8, fígado; e 1.031, córneas.

Setembro Verde
A Gerência de Transplantes da SES-GO iniciou, nesta semana, ações em alusão ao Setembro Verde. Durante todo o mês, serão promovidas atividades em consonância com o Sistema Nacional de Transplantes. O Governo de Goiás realizará eventos e ações para incentivar as pessoas sobre a importância de se tornarem doadoras e manifestarem esse desejo aos seus familiares.

A cor verde dessa campanha é adotada para representar a saúde, a esperança e a liberdade, assim como agradecer o altruísmo e amor ao próximo demonstrados pelo doador. “A negativa familiar é ainda o principal motivo para a não doação. Muitos declinam do processo de doação, por crenças em informações desencontradas ou mesmo pela falta de informação adequada”, destaca Katiúscia.

Em Goiás, 57% das famílias recusam a doação de órgãos. O principal objetivo da campanha é esclarecer e incentivar a população a manifestar a seus familiares a intenção de ser um doador, ato que pode salvar até dez vidas e que é totalmente regulamentado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sistema Estadual
A Gerência de Transplantes coordena todo o Sistema Estadual de Transplantes, atuando em todo o processo de notificação de morte encefálica, doação de órgãos e transplantes. Conta hoje com 115 profissionais capacitados e envolvidos diretamente nesse processo.

Na estrutura, há ainda três Organizações de Procura de Órgãos (OPO), unidades responsáveis por acompanhar os processos de diagnóstico de morte encefálica e doação de órgãos, de forma regionalizada no âmbito estadual. Essas unidades estão localizadas no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol)); no Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo); e no Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana).

Unidades que realizam transplantes em Goiás

Rins:
Hospital Geral de Goiânia
Santa Casa de Misericórdia de Goiânia
Hospital das Clínicas
Hospital Urológico
Hospital Santa Helena
Hospital Renaissance

Fígado:
Hospital Geral de Goiânia

Medula Óssea:
Hospital Araújo Jorge
Hospital Santa Mônica
Hospital Albert Einsten

Músculo Esquelético:
Hospital Ortopédico de Goiânia

Córneas:
23 equipes distribuídas pelo Estado


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF