fbpx

Goiás deve colher 129,2 mil toneladas de arroz


0
1 compartilhar
Bagé, RS, 02 de abril de 2019. A viagem promovida pelo Programa de Intercâmbio AgroBrazil da CNA e Farsul levou, os diplomatas até a região da campanha gaúcha, no extremo sul do país, para conhecer a Estância Santa Maria, em Bagé. A propriedade é referência na utilização de sistema integrado de lavoura de soja, arroz e pecuária de corte. Foto: Wenderson Araujo/Trilux

Estado tem investido no cultivo irrigado e deve aumentar a produção em 7,3% na safra 2020/2021. Safra brasileira do grão está estimada em 11,61 milhões de toneladas

Goiás deve colher 129,2 mil toneladas de arroz na safra 2020/2021, segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quarta-feira (12/05). O total representa aumento de 7,3% em relação à safra anterior.

A maior parte da produção vem da cultura irrigada, cuja produção é estimada em 116,5 mil toneladas (aumento de 8% em relação à safra passada). O arroz do tipo sequeiro deve totalizar produção de 12,7 mil toneladas (aumento de 1,6%).

A área plantada total de arroz no Estado deve crescer 7,1%, chegando a 24,2 mil hectares (18,2 mil hectares de arroz irrigado). Já a produtividade deve alcançar 5,3 toneladas por hectare (6,4 toneladas por hectare na produção irrigada).

Conforme avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, é possível destacar o crescimento da área irrigada neste cenário. “Os produtores do Estado estão investindo em áreas de arroz irrigado e, também, há o acesso a variedades mais adaptadas ao clima”, explica. “Além disso, o Governo de Goiás tem desenvolvido ações de incentivo à agricultura irrigada, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste do Estado, o que tem estimulado essa produção. Com toda a certeza, é uma tendência a ser continuada.”

Em nível nacional, a produção de arroz deve alcançar 11,61 milhões de toneladas na safra 2020/2021, o que representa aumento de 3,9% em relação à safra anterior. A área plantada é estimada em 1,7 milhões de hectares.

Outros grãos
O 8º Levantamento da Safra 2020/2021 da Conab estima que a produção em Goiás alcance 27,3 milhões de toneladas, deixando o Estado como quarto maior produtor nacional. A estimativa aponta produção de 13,7 milhões de toneladas de soja, 11,6 milhões de toneladas de milho e 1,3 milhão de toneladas de sorgo.

A estimativa também destaca a produção de feijão (296,1 mil toneladas), trigo (214,5 mil toneladas), caroço de algodão (71,1 mil toneladas), girassol (36 mil toneladas) e gergelim (1,5 mil toneladas).

Outras produções
Também foi divulgado nesta quinta-feira, o Levantamento Sistemático da Produção Agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (LSPA-IBGE). Os dados apontam como destaque a produção de 74 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 1,1 milhão de toneladas de tomate e 208,5 mil toneladas de banana.

Foto: Wenderson Araujo / CNA

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF