fbpx

Goiás recebe primeiro lote da vacina da Pfizer com 17.550 doses


0
1 compartilhar

Imunizantes serão aplicados apenas em Goiânia por necessitarem de refrigeração especial. Aplicações contemplarão pessoas com comorbidades

primeiro lote da vacina da Pfizer contra a Covid-19 finalmente chegou a Goiás na madrugada desta terça-feira (4). O Estado recebeu nesta primeira leva 17.550 doses do imunizante, que serão aplicados, por enquanto, apenas em Goiânia por necessitarem de refrigeração especial. Pessoas com comorbidades serão o público-alvo.

“As doses ficarão armazenadas a uma temperatura ideal, sendo monitoradas e serão repassadas às unidades de saúde da Capital nesta terça-feira”, diz o secretário da Saúde, Ismael Alexandrino.

“Essas vacinas exigem uma logística e um manejo diferente. Ao serem distribuídas, devem ser armazenadas entre dois e oito graus e têm cinco dias para serem aplicadas. Após aberta a durabilidade é de seis horas”, explica.

A Central Estadual de Rede de Frio será utilizada para armazenamento das doses, onde os imunizantes serão armazenados por um período máximo de 14 dias à temperatura negativa entre -25°C e -15°C.

“Toda essa remessa será para a primeira dose. Há uma previsão de um novo repasse do Ministério da Saúde de novas vacinas da Pfizer para a segunda quinzena de maio”, prevê Alexandrino.

Primeira dose

A remessa integra o 1º lote de 1 milhão de doses do imunobiológico da Pfizer, produzido em parceria com a BioNTech, adquiridos pelo Ministério da Saúde. As vacinas chegaram ao Brasil na última quinta-feira (29) e foram repassadas aos 26 estados e ao Distrito Federal (DF).

O Ministério da Saúde separou o primeiro lote em duas remessas diferentes. Do total de 1 milhão de doses recebidas, 500 mil foram repassadas aos Estados brasileiros respeitando a proporcionalidade estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). As outras 500 mil vacinas serão para o reforço vacinal, que deve ser aplicado no intervalo de 3 semanas, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Ao todo serão 100 milhões de unidades da vacina Pfizer para o Brasil. Desse total, 15,5 milhões devem chegar até junho. A expectativa do governo federal é receber 100 milhões de doses da vacina belga até o final do terceiro trimestre de 2021.

Outras vacinas

Na segunda-feira (3), Goiás recebeu 211 mil doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz. Com o novo lote, será possível finalizar a imunização da população com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, forças armadas, de segurança e salvamento.

Fonte: Mais Goiás


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF