fbpx

Goiás tem a 2ª maior taxa de incidência de dengue do Brasil em 2021


Goiás registra a segunda maior média do País de casos de dengue por 100 mil habitantes.

Segundo boletim divulgado neste mês pelo Ministério da Saúde, foram notificadas no Estado, até a semana 39 deste ano, 43.206 infecções pela arbovirose – denomidada assim quando o vírus é transmitido por insetos ou aracnídeos. O número representa 599,5 casos a cada 100 mil habitantes. O único Estado à frente de Goiás é o Acre, que tem média quase três vezes maior: 1.512,2 infectados por 100 mil habitantes.

Segundo o Ministério da Saúde, até agora foram notificados no País 199 mortes por dengue. Além disso, há também o registro de 303 casos graves e 3.731 casos com sinais de alarme. Entre a semana 1 e a semana 39 deste ano, o governo federal testou 275.842 amostras para diagnóstico da dengue.

(Foto: Paulo H. Carvalho)
Goiás é um dos Estados com maior taxa de casos confirmados de dengue (36,8%), acima da média nacional (35,3%). As outras unidades federativas na mesma situação são: Rio Grande do Sul (54,1%), Santa Catarina (51,7%), Ceará (51,2%), Rio de Janeiro (45,4%), São Paulo (41%), Amazonas (37,7%), Paraná (37,1%) e Pará (36,8%).
O governo federal destaca no boletim medidas adotadas para reduzir o avanço da dengue nos Estados. Além da distribuição de remédios para tratamento em pontos estratégicos, o Ministério da Saúde também realiza visitas de apoio às secretarias estaduais de cada unidade federativa. Goiás, no entanto, é um dos nove Estados que não foram visitados pelos representantes da União.
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou nesta segunda-feira (18/10) alerta “para risco de rápida disseminação da doença” diante do cenário avaliado pelo governo federal. As orientações da pasta estadual para órgãos de saúde pública são:
“1. Controle químico: nos locais de permanência dos casos suspeitos e confirmados em seu período de viremia, intensificar as ações de controle químico realizado pelos agentes de Saúde, por meio de nebulização de inseticidas por bombas costais e/ou por bombas veiculares (fumacês) e aplicação de larvicidas.
Obs.: O novo inseticida, Cielo, deve ser nebulizado por bomba costal fora do domicílio, observando a distância recomendada pelo fabricante para a aspersão do produto.
2. Fiscalização sanitária de pontos estratégicos: borracharias; lava jatos; ferros-velhos; cemitérios; depósitos e empresas de recicláveis; depósitos de lixo;
3. Manejo ambiental: intensificar as ações de limpeza urbana regular, por meio da coleta de lixo, e os cuidados com a limpeza de praças, logradouros e prédios públicos;
4. Ações de controle mecânico: destruição e limpeza permanente de recipientes para impedir o acúmulo de água e criadouros do mosquito;
5. Comunicação do risco por meio de canais de comunicação existentes no Município.”
Já para a população em geral, a SES-GO orienta o acondicionamento adequado do lixo doméstico; limpeza do imóvel, principalmente no quintal, calha e piscina; cobertura dos reservatórios de água (caixas d’água, cisternas, fossas e outros); e destruição e limpeza constante de recipientes para impedir o acúmulo de água e criadouros do mosquito.

COMENTÁRIOS


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Youtube and Vimeo Embeds
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF