fbpx

Goiás Turismo vai investir mais de R$ 2 milhões no Caminho de Cora Coralina


Ações desenvolvidas pela agência na trilha de longo curso foram repassadas aos novos gestores dos municípios, durante reunião nesta quarta-feira (03/03)

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, irá investir, a partir deste ano, 2 milhões 117 mil reais na infraestrutura do Caminho de Cora Coralina. Durante reunião virtual, nesta quarta-feira (03/03), o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, apresentou aos novos gestores dos municípios todas as ações voltadas para o atrativo que estão sendo desenvolvidas pela agência. A videoconferência também contou com a participação da Associação Caminho de Cora Coralina.

Os projetos contemplam sinalização e estruturação da trilha, como pontos de descanso e apoio, pontes e passarelas. Toda a documentação já está na Caixa Econômica Federal, que dará o parecer para a execução das obras. A verba é oriunda de emendas parlamentares, via convênio com o Ministério do Turismo.

O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de 300 quilômetros que liga Corumbá à cidade de Goiás, passando pelos municípios de Cocalzinho de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari e Itaberaí, além de oito povoados.

Fabrício Amaral falou, durante o encontro virtual, dos esforços feitos em Brasília para viabilizar mais recursos para o Caminho. Ele também abordou o projeto que cria uma Rede Estadual de Trilhas, tendo o Caminho de Goyazes com precursor. O CCC também foi aprovado na segunda etapa pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo para integrar a Rede Nacional de Trilhas.

O presidente da Goiás Turismo abordou, ainda, os esforços para destinação da polícia turística para cuidar da segurança dos turistas. Ações de promoção do atrativo também estão sendo desenvolvidas pela agência e serão anunciadas em breve. Ele pediu o empenho das prefeituras na manutenção e ações de melhorias da trilha.

“O Caminho de Cora Coralina não tem dono. Ela é de todos e tem relação próxima com os municípios. Gera riqueza, renda e oportunidades”, afirmou Fabrício Amaral.

A coordenadora do CCC, Alexandrina Alves, alertou para a necessidade de atualização do acordo de cooperação técnica entre o Estado e as prefeituras. Os gestores irão indicar seus representantes no Comitê Gestor até a próxima semana. Eles irão se reunir semanalmente para traçar o Plano de Trabalho a ser executado nos próximos anos.

O diretor de empreendedorismo da Associação Caminho de Cora Coralina, José Alves de Assis, fez questão de destacar que graças aos esforços de todos os envolvidos a trilha é referência no Brasil. Ele também ressaltou a importância do engajamento das prefeituras no fortalecimento da cadeia produtiva local.

Participaram, também, da reunião, o prefeito de Corumbá de Goiás, Francisco Alessandro Fernandes; o prefeito de São Francisco de Goiás, Cleuton Gomes de Moura; a prefeita de Itaberaí, Rita de Cássia; o prefeito da cidade de Goiás, Anderson Liberato Gouvea; a secretária de Governo de Jaraguá, Patrícia Machado; o secretário de administração de Itaguari, Rafael Soares da Mota; o diretor de Turismo de Cocalzinho, Rodrigo Bento; o diretor de Políticas Públicas de Pirenópolis, Agnaldo Araújo; e demais secretários locais; além do presidente da Associação Caminho de Cora Coralina, Bismarque Villa Real.

Fotos: Goiás Turismo

Legenda
Placas de sinalização, pontes, passarelas e pontos de apoio estão no projeto de melhoria do Caminho de Cora Coralina
Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Youtube and Vimeo Embeds
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF