fbpx

Moradores invadem Prefeitura de Caldas Novas em protesto contra decreto que restringe abertura do comércio


Administração municipal repudiou invasão e afirmou que o objetivo das medidas sanitárias é conter o avanço dos casos de Covid-19. Principal cidade turística de Goiás, Caldas Novas não tem leito de UTI disponível

Um grupo de moradores de Caldas Novas, principal cidade turística de Goiás, protestou contra o decreto que entrou em vigor nesta quarta-feira (3) e limita o horário de funcionamento do comércio. Vídeos enviados à TV Anhanguera mostram quando uma multidão invade a sede da prefeitura aos gritos de “queremos trabalhar”.

Em nota, a Prefeitura de Caldas Novas repudiou a invasão do prédio do órgão e afirmou que o objetivo do decreto é conter o avanço da pandemia na cidade, que na manhã desta quarta-feira não tinha nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponível (veja íntegra da nota ao final da reportagem).

O ato foi organizado pela Associação de Bares, Restaurantes e Músicos de Caldas Novas (Abracaldas) e teve a participação de empresários ligados à instituição. De acordo com o presidente da entidade, Fabrício Arantes, o movimento foi pacífico, com o objetivo de conseguir que o município volte atrás e não limite o horário de funcionamento do comércio.

“O pessoal foi para a porta da prefeitura. Nós tentamos ao máximo segurar para não ter nenhum tipo de confusão. Nosso movimento é pacífico, nós só queremos ter o direito de trabalhar e conseguir permanecer de pé, porque está muito difícil. As pessoas entraram no hall da prefeitura, e nós pedimos para voltarem. Nosso movimento é pacífico e visa apenas manter empregos”, afirmou.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município, na tarde de terça-feira (2). O documento limitou o funcionamento das atividades profissionais, liberais, autônomas, industriais, e comerciais em geral das 6h às 18h, inclusive os bares, lanchonetes, restaurantes, distribuidoras de bebidas, lojas de conveniências, pizzarias, espetinhos, hamburguerias, pit dogs e similares.

O comércio e o consumo de bebidas alcoólicas, em locais de uso público ou coletivo, também está proibido das 18h às 6h. Essas restrições têm validade por sete dias.

Além de restringir o funcionamento do comércio, o município instalou, no último dia 25 de fevereiro, barreira sanitária na entrada da cidade para controlar a entrada de turistas.

Prefeito e família estão com Covid-19

Diagnosticados com Covid-19, o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra (Republicanos), de 53 anos, e a filha Lara Marra, de 25 anos, estão internados em um hospital em Goiânia. A primeira-dama, Márcia Marra, de 42 anos, também está com a doença.

O prefeito foi diagnosticado com Covid-19 no dia 15 de fevereiro. Na sexta-feira (26), ele foi transferido com inflamação nos pulmões para o Hospital Órion, na capital. A filha dele foi transferida para o mesmo hospital também no dia 26, também com inflação nos pulmões.

A primeira-dama está em isolamento em casa, mas, devido ao agravamento no quadro clínico, a família avalia interná-la em um hospital.

Covid-19 em Caldas Novas

Caldas Novas já registrou 5.100 casos confirmados e 92 mortes pela doença, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretária Municipal de Saúde, na tarde de terça-feira (2).

Nota Prefeitura de Caldas Novas

A Prefeitura de Caldas Novas repudia a invasão do prédio do órgão por parte de manifestantes, na manhã desta quarta-feira, 3. O grupo se posicionou contra o novo decreto que entrou em vigor hoje com medidas ainda mais restritivas de contágio contra a Covid-19. Eles chegaram a entrar na Prefeitura, mas em seguida saíram. Apesar do ato, não houve contratempo.

A Prefeitura de Caldas Novas esclarece que o objetivo do decreto é manter todas as atividades não essenciais suspensas a partir das 18 horas, por sete dias. Nesta-terça-feira, o Brasil registrou 1.726 mortes, em 24 horas , sendo um deles em nossa cidade. Com isso, o país bateu um novo recorde na pandemia com um total de 257,5 mil vidas perdidas para o coronavírus. Caldas Novas está com 100% da ocupação de UTIs lotadas, tanto para Covid-19 quanto para outras situações.

Com informações do G1


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF