fbpx

Policiais militares doam sangue ao Hospital Araújo Jorge


Iniciativa integra ações do aniversário de 81 anos da Academia de Polícia Militar e tem como foco reabastecer o estoque da unidade de saúde, que enfrenta o período mais grave dos últimos anos. Até o final da próxima semana, 100 militares devem realizar a doação

Como forma de incentivar a doação de sangue entre a população, a Polícia Militar de Goiás (PMGO) iniciou, nesta sexta-feira (11/06), uma campanha para doação coletiva de sangue ao Hospital do Câncer Araújo Jorge. A iniciativa integra as ações do aniversário de 81 anos da Academia de Polícia Militar Conde dos Arcos, que ocorre também no mês de incentivo a doação de sangue, o “Junho Vermelho”.

O hospital, uma das principais referencias do país no tratamento contra o câncer, enfrenta atualmente o período mais grave dos últimos anos, com o baixo estoque de sangue e a queda no número de doadores. De acordo com o comandante da Academia, Coronel Marco Antonio de Castro Guimarães, a meta é realizar pelo menos 100 novas doações até o final da próxima semana. “Nesta data foram encaminhados 10 policiais militares da Academia para doação. Mas o objetivo é enviarmos, a partir da próxima segunda feira, mais profissionais”, informou.

Atualmente, o Banco de Sangue do Hospital Araujo Jorge apresenta um déficit de quase 71%, em relação ao estoque mínimo para atendimento dos pacientes. A queda nas doações eleva a preocupação sobre a possível suspensão temporária de cirurgias eletivas no hospital. “Desde o início da pandemia, o número de doadores de sangue reduziu. Porém, os procedimentos realizados no hospital não foram paralisados, pois o tratamento oncológico não pode ser protelado”, explica a biomédica do Banco de Sangue, Kelly Alves.

Na próxima segunda-feira, dia 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada como forma de agradecimento aos doadores e tem como principal objetivo incentivar novas doações. “A parceria realizada entre as instituições públicas, a exemplo da Secretaria de Estado da Segurança Pública, é muito importante para a manutenção dos estoques do Banco de Sangue do Hospital Araujo Jorge. Essa parceria sensibiliza e estimula a sociedade a participar dessa ação, que é tão importante”, reforça.

Informações

Para ser doador é preciso ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 67 anos. Menores de 18 anos podem doar apenas na companhia dos pais ou responsáveis. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Todo o processo é rápido, seguro e indolor, levando cerca de 40 minutos. “Os candidatos à doação precisam apresentar documento oficial com foto. O doador não pode estar fazendo uso de antibiótico, não pode estar gripado, com febre. Precisa estar descansado e alimentado”, afirma.

O Banco de Sangue do Hospital do Câncer Araújo Jorge funciona de segunda à sexta, das 7 horas às 17 horas, na Rua 239, 181, Setor Leste Universitário. “Devido à situação crítica, realizamos um planejamento para a extensão do atendimento aos doadores de sangue aos sábados, das 7 horas ao meio dia. Lembrando que o Banco de Sangue está localizado dentro em um espaço próprio, que fica em frente ao hospital”. Mais informações pelo telefone (62) 3243-7031.

Fonte: Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF