Prefeitura de Aparecida estrutura mais de 100 novos leitos hospitalares exclusivos para Covid-19


0
1 compartilhar

Município pode chegar a ter 20 novas vagas de UTI e 86 de enfermaria. Elas entram em funcionamento gradativamente, conforme demanda

“Alarmado com as taxas de ocupação de leitos hospitalares beirando a 90% por dias seguidos e apavorado com a possibilidade de não ter como salvar vidas que poderiam ser poupadas caso recebessem atendimento adequado, pedi para que as pessoas fizessem a parte delas. Implorei aos aparecidenses para que não aglomerassem. Hoje, como prefeito, contribuo com a parte que cabe ao poder público e estruturo 100 novos leitos. Porém, lembro que se vocês não ajudarem, ainda perderemos muitos pais, avós e filhos. Um descuido bobo pode custar a vida de quem você ama”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, relembrou as principais estratégias de enfrentamento à Covid-19 adotadas na cidade: “Desde o início buscamos o equilíbrio entre as necessidades econômicas e de saúde. Investimos na testagem em massa, no monitoramento dos doentes pela Central de Telemedicina, exames laboratoriais a cada 48h e empréstimos de oxímetros. Abrimos também 240 leitos hospitalares. Tudo isso nos proporcionou superar a primeira onda de forma mais segura. Porém, hoje enfrentamos o pior momento da pandemia. As novas linhagens do Coronavírus são mais transmissíveis e agressivas. Precisamos da compreensão e empatia de todos, caso contrário tudo o que fizermos não será suficiente”.

Atendimentos em Aparecida

O secretário também orientou a população sobre como proceder em caso de sintomas: “Se você estiver se sentindo mal, procure imediatamente uma unidade de saúde. Temos três UPA’s e 40 UBS’s abertas para pacientes com sintomas gripais. Nem precisa de agendamento. Fique atento! As pessoas estão se agravando muito rapidamente. Amanhecem bem e à noite precisam de internação”. De acordo com ele, após avaliação do médico, caso necessário, o paciente poderá ser regulado para algum dos hospitais da cidade: “Não adianta procurar diretamente o Hmap ou o Centro de Especialidades.”

Foto: Leitos de UTI no Hospital Municipal de Aparecida (Guilherme Cardoso/IBGH)

Leitos em funcionamento

Com a entrega desta semana, Aparecida de Goiânia passa a ter 140 leitos de UTI e 181 de enfermaria exclusivos para tratamento da Covid-19. São 122 UTI’s no Hmap e 18 no Hospital Garavelo, unidade privada contratada pela Prefeitura. Já os leitos de enfermaria estão distribuídos da seguinte forma: 55 no Hmap, 40 no Hospital Garavelo e 86 no Centro Municipal de Especialidades. Antes da pandemia, a rede pública da cidade contava com 63 leitos de UTI para atender as demandas do município. Eles também continuam funcionando.


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF