fbpx

Segunda dose da Janssen depende de chegada da vacina em Goiás


DF recebe 18.950 doses da vacina Janssen (24.06.2021) Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Ministério da Saúde autorizou nova aplicação

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Flúvia Amorim, confirmou ao jornal A Redação que Goiás aguarda a chegada de nova remessa da vacina Janssen para iniciar a aplicação da segunda dose. Como foi anunciado na terça-feira (16/11) da semana passada pelo Ministério da Saúde, o Brasil vai adotar a mesma lógica dos outros imunizantes na campanha contra o coronavírus, com recebimento de três doses.

Com a nova diretriz de imunização contra a covid-19 para a Janssen, o imunizante da Johnson & Johnson passa a seguir o que já é feito no Brasil com a Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac: a aplicação de três doses da vacina, duas para completar o ciclo de imunização e uma terceira de reforço. A diferença é que, no caso da Janssen, após a segunda dose, a terceira ou de reforço deverá ser de outra marca.

Em Goiânia, por exemplo, a aplicação de terceira dose já começou na semana passada. Um dos pré-requisitos é que a pessoa respeite um intervalo de cinco meses em relação à última aplicação. Nesta segunda-feira (22/11), são atendidas pessoas entre 30 e 39 anos.

Leia mais:
Pessoas entre 30 e 39 anos já podem tomar 3ª dose em Goiânia; veja condições

De acordo com Flúvia, o Ministério da Saúde ainda não mandou o novo lote de doses da Janssen para Goiás. Segundo o anúncio mais recente do ministro Marcelo Queiroga em relação ao imunizante da Johnson & Johnson, o intervalo entre a primeira e a segunda doses será de dois meses. Como a primeira remessa aos Estados foi enviada em junho e julho, quem tomou o imunizante Janssen já pode receber a segunda aplicação.

“Será um intervalo de dois meses da primeira dose. O foco é a aplicação da segunda dose com a Janssen. Depois, a terceira dose será aplicada cinco meses depois com outra marca de vacina”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás.

O Ministério da Saúde comprou 38 milhões de doses da vacina Janssen contra a covid-19. Até o momento, foram enviadas a Goiás 151 mil doses, das quais 27.178 foram utilizadas em Goiânia, 16.710 em Aparecida de Goiânia e o restante distribuído para outros municípios goianos. Flúvia Amorim afirmou ao AR que a previsão é de chegada da nova remessa do imunizante até o final de dezembro.

Novas doses
Na quinta-feira (18/11), o Ministério da Saúde anunciou que chegaram ao Brasil mais 1 milhão de doses da Janssen para ser aplicada contra a covid-19. “Nos próximos dias, Estados e Distrito Federal receberão as remessas”, informou a pasta. De acordo com a programação do ministério, devem ser encaminhadas, ainda em novembro, 7,8 milhões de doses da Janssen e 28,4 milhões em dezembro.

Em junho, o País recebeu 1,5 milhão de imunizantes Janssen, o que subiu para mais de 3 milhões após doação dos Estados Unidos.

Fonte: A Redação


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Youtube and Vimeo Embeds
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF