fbpx

Coronavírus: quase 5 mil pessoas já foram demitidas de academias do DF e outras 5 mil devem ser até o final de junho


Coronavírus: quase 5 mil pessoas já foram demitidas de academias do DF e outras 5 mil devem ser até o final de junho

Quarenta estabelecimentos já fecharam as portas, e, conforme o Sindicato, 30 mil famílias que trabalham no setor passam por dificuldades

Há três meses, as academias do Distrito Federal estão com as portas fechadas e quase sem receita. De acordo com o Sindicato do setor, até o momento 4,5 mil funcionários já foram demitidos e 40 unidades encerraram suas atividades em todo o DF. A estimativa é que este número aumente ainda mais até o fim deste mês.

“Se continuar desse jeito teremos pelo menos mais 5000 pessoas demitidas até o final de junho”, aponta Thais Yeleni, presidente do Sindicato das Academias do DF, o Sindac DF. Ela comenta que o problema tende a se agravar ainda mais. “Hoje, são 30 mil famílias que trabalham direta ou indiretamente com este segmento. Tem gente me ligando desesperada porque não tem mais dinheiro para comprar comida. A situação é assustadora”, aponta.

Conforme a sindicalista, o DF soma 960 academias atualmente. Deste total, 80% não têm condições de ficar três meses sem receita, e se continuar parado, mais um mês, o segmento vai quebrar. “Essa é a nossa realidade. Os empreendimentos precisam se manter, manter seus custos, mesmo sem ter receita, e eles estão sucumbindo. O segmento fitness está sucumbindo em Brasília”, enfatiza.

Para Thais, a retomada de atividades é fundamental e pode inclusive ajudar na redução de óbitos pela COVID-19. “Não entendemos o porquê de ainda estarmos fechados, já que o nosso serviço cuida diretamente da saúde da população e temos um protocolo rígido de segurança para diminuir a disseminação do vírus”, destaca.

Este protocolo mencionado pela presidente do Sindac DF aborda medidas de limpeza geral das unidades, como a disponibilização de álcool 70% para a desinfecção dos equipamentos por alunos e funcionários. Além de medidas de prevenção, como a limitação de clientes no mesmo horário, uso de máscaras, aferição de temperatura e entre outros.

Curso online

O Sindac também vai oferecer aos gestores e colaboradores de academias do DF um curso online de treinamento deste protocolo. A qualificação é uma parceria com a Secretaria de Esporte, a Associação Brasileira de Academias (Acad), o Conselho Regional de Educação Física (CREF-DF) e a Secretaria de Saúde.


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF