Teste do Olhinho: com diagnóstico médico precoce é possível identificar várias doenças


Este exame deve ser realizado antes da alta da maternidade ou na primeira consulta com o pediatra dentro do primeiro mês de vida da criança

O último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019, informa que existem mais de 6,5 milhões de brasileiros com deficiência visual – deste total, cerca de 600 mil pessoas são completamente cegas. Cerca de 80% desses casos poderiam ser evitados se houvesse diagnóstico médico precoce.

Segundo a coordenadora do curso de enfermagem da Estácio Goiás, Tainara Sardeiro, o teste do olhinho, também chamado de teste do reflexo vermelho, é simples, rápido e indolor. O exame pode identificar várias doenças pouco após o nascimento do bebê, assim podendo ter um tratamento cedo e adequado. “O teste consiste em identificar o reflexo vermelho que aparece ao iluminarmos o olho do bebê, e esse exame é semelhante ao quando observamos nas fotografias. E ao examinar podemos identificar catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma (câncer no olho), hemorragias e sequelas de toxoplasmose, Zika, Sífilis ou outras doenças” revela a docente.

Quando o diagnóstico é precoce, o tratamento do bebê é mais rápido. Quanto mais tarde tratado, piores são os resultados visuais, adverte a especialista. E nos casos de bebês prematuros, o teste do olhinho deve ser realizado por um oftalmologista especializado em retina ainda na UTI, para que seja encaminhado ao tratamento o quanto antes, assim minimizamos as sequelas. “O exame deve ser realizado entre 4 a 6 semanas de vida. Não deixe passar da hora e o retorno deve ser seguido a risco, conforme orientações do médico” argumenta Tainara.

A professora ainda orienta que o teste deve ser realizado antes da alta da maternidade ou na primeira consulta com o pediatra dentro do primeiro mês de vida da criança. “Além do pediatra na maternidade, é recomendável que seja consultado um oftalmologista. Para que seja feito um exame bem detalhado do olhinho do bebê, tornando-se necessário dilatar a pupila e olhar com equipamentos próprios do oftalmologista” ressalta.


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF