fbpx

Vereador de Goiânia propõe renomear Av. Castelo Branco como Marília Mendonça


1
1 compartilhar, 1 ponto

O vereador Marlon Teixeira (Cidadania) apresentou, na quarta-feira (10/11), na Câmara Municipal de Goiânia, um projeto de lei que propõe mudar o nome da Avenida Castelo Branco, na capital goiana, para Marília Mendonça. Além de fazer uma homenagem à cantora que morreu vítima de um acidente aéreo, o político propõe a discussão sobre manter nomes ligados à ditadura militar em locais públicos.

O parlamentar destaca a representatividade da artista na cultura goiana. “A Marília Mendonça foi e é um ícone de mulher batalhadora, protagonista de sua própria vida e história, que, para além da música, teve um papel político e social importantíssimo, influenciando e empoderando outras mulheres, famosas e anônimas. Já o Castelo Branco foi o primeiro presidente militar. Nós precisamos de bons exemplos e ela é um exemplo melhor do que um presidente ditador que deu um golpe”, destacou.

Humberto de Alencar Castello Branco governou o país entre 1964 e 1967, primeiros anos da ditadura militar no país. Na Escola Superior de Guerra, exerceu influência nas ideias que levaram ao golpe de 64.

Inicialmente, o projeto vai para a Procuradoria da Câmara e depois para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em seguida, deve ser aprovada em duas votações. “Vamos ver se haverá o apoio à cultura ou à ditadura. Esse projeto discute se devemos ou não continuar homenageando pessoas que fizeram tão mal ao nosso país”, disse.

A proposta de Marlon vem ancorada pelo projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº11, aprovado em agosto de 2014, que permite alteração dos nomes das vias e logradouros públicos já existentes, quando se tratar de denominação que se refere às personalidades ou autoridades vinculadas ao período da Ditadura Civil e Militar Brasileira, ou fizer alusão ao nazismo ou fascismo.

“Felizmente, hoje, temos esse poder de decisão”, pondera o parlamentar, lembrando que vias públicas recebem nomes de personalidades que serão imortalizadas na memória das pessoas. “Cabe a nós decidirmos quem merece essa honra de ser imortalizado é homenageado. E precisamos escolher bem”, acrescenta.


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Youtube and Vimeo Embeds
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF