fbpx

HDT fará ação de prevenção a DSTs no Carnaval em rodovia federal


O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anaur Auad (HDT), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-GO) promoverá no dia 21, sexta-feira, das 10 às 14 horas, a ação de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) durante o lançamento da Operação Carnaval. A força tarefa ocorrerá no posto da PRF de Hidrolândia, localizado no quilômetro 525, da BR 153. Durante a ação, colaboradores do hospital irão distribuir kits com preservativos masculinos, femininos e lubrificantes, além de folhetos informativos sobre HIV/Aids, Sífilis, Hepatites Virais e Dengue que são os carros-chefes de atendimento do hospital. Também serão realizadas testagens para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C e acompanhamento da equipe multiprofissional do hospital.

Em seu quinto ano consecutivo, a parceria entre o HDT e a PRF tem como intuito alertar sobre os riscos à saúde recorrente no Carnaval. O consumo em excesso de bebidas alcoólicas durante o feriado e historicamente ligado com a falta de proteção em relação à utilização de preservativos, acaba deixando os foliões expostos às várias DSTs, inclusive ao vírus HIV. Embora seja uma época voltada a diversão, o Carnaval não atrai apenas alegrias. A diretora técnica da unidade e infectologista, Dra. Letícia Aires, destaca que aglomerações de pessoas em ambientes fechados e os comportamentos típicos desta festa acabam colocando em risco a saúde do folião. “As pessoas ficam sujeitas a doenças infectocontagiosas que podem ir das mais brandas, como herpes, às mais graves, como hepatites e as DSTs, como a HIV e sífilis”.

Para evitar essas enfermidades, a médica alerta a importância de se divertir com moderação, mantendo cuidados básicos como higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar o contato com pessoas com sintomas gripais, além do uso indispensável do preservativo para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). “Caso a pessoa identifique algum sintoma mais grave ou suspeito, deve procurar uma unidade de saúde mais próxima”, ressalta Letícia.

Atendimentos
HIV/AIDS é o carro-chefe de atendimentos no HDT. Entre os pacientes internados na unidade, 50% são soropositivos, e cerca de 80% dos atendimentos ambulatoriais são aos portadores do vírus. A unidade atende mais de 10.000 pacientes vivendo com HIV/Aids que buscam o medicamento mensalmente na farmácia ambulatorial. Em 2019, o Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica (NHVE) do hospital contabilizou 324 novos casos confirmados de pessoas com HIV/AIDS.

  • Sífilis – No Sistema de Informação de Agravo de Notificação do hospital são registrados os casos da doença em adulto nas formas primárias, secundárias e terciárias. Em 2019 foram confirmados 73 casos em adultos e 30 novos casos de sífilis congênita, quando a infecção é passada da mãe para o bebê via hematogênica .

  • Dengue – Doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada do Aedes Aegypt, mosquito que se multiplica em depósitos de água parada. Em 2018, somente o HDT notificou 631 casos e foram confirmados 548, já em 2019 foram registrados 465 ocorrências e confirmados 407 casos da doença.

  • Hepatites virais – A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, uso de remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Existem cinco tipos de vírus: A, B, C, D, E. Em 2019, o hospital registrou 119 novos casos.


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF