Novembro Azul: autocuidado e prevenção ao câncer de próstata


A campanha é marcada pelas ações que visam despertar maior atenção dos homens para os cuidados com a saúde, em especial na busca pelo combate ao câncer de próstata.

No primeiro dia foram realizados 25 cortes de cabelos.

No Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, o Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) promove durante todo o mês corte de cabelo e barba dos pacientes internados na unidade de saúde estadual. No primeiro dia foram realizados 25 cortes de cabelos.

A campanha Novembro Azul é marcada pelas ações que visam despertar maior atenção dos homens para os cuidados com a saúde, em especial na busca pelo combate ao câncer de próstata. Em 2020 já foram registrados mais de 65 mil novos casos da doença, e entre os fatores de risco em estudo, além de questões genéticas e involuntárias, estão alimentação, tabagismo e higiene.

De acordo com a coordenadora multiprofissional do Hugo, Letícia Vieira, a ação foi idealizada em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMET) e visa estimular o amor próprio dos pacientes. “Nós vamos ter dois cabeleireiros e um barbeiro, uma vez por semana, até o fim de novembro. Nós vamos cortar o cabelo de todos os pacientes do hospital à beira leito”, explica.

Letícia ressalta ainda que a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) validou a atividade e que a equipe de higienização do Hugo vai acompanhar e realizar a limpeza dos quartos assim que finalizar a ação.

“Além deste momento de autocuidado com os pacientes, profissionais da unidade também vão orientar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e diagnóstico precoce”, revela a coordenadora.

Autocuidado é contagiante

Para o coordenador do SESMET, Raphael Pires, o autocuidado é contagiante. “Nós queremos estimular e falar sobre autoestima na instituição. Quando juntamos todas as equipes que estão envolvidas na ação, promovemos um ambiente de conversa e diálogo a respeito de cuidado pessoal, e é essa mensagem que queremos passar”, avalia.

Os pacientes e acompanhantes aprovaram. “Eu estou aqui para agradecer pelo Marcos, pois sou a voz dele. Faz tempo que ele queria cortar o cabelo, mas não podia. Graças à equipe multiprofissional do Hugo e aos voluntários, hoje foi possível. Só temos a agradecer e parabenizar por este momento”, relata Lucas Walter, acompanhante do paciente Marcos Antônio.

Segundo Letícia Vieira, o Hugo realiza um atendimento focado no paciente, no que é importante para a recuperação. “Nós temos que pensar em um tratamento sistêmico. A gente tem que tratar também os desejos e anseios do paciente, e isso é importante em uma internação ao longo prazo. O cabelo mexe muito com a autoestima do ser humano, então, com o corte de cabelo, essas pessoas sentem que o hospital está cuidando deles. São benefícios indescritíveis”, afirma a coordenadora multiprofissional.

Comunicação Secretaria da Saúde


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF