Policlínica leva mamografia a quatro municípios


Unidade móvel do Governo de Goiás vai atender, até sábado, 150 mulheres de Posse e de outros três municípios da região, onde 80% nunca fizeram o exame.

Estão programadas 150 mamografias para serem realizadas até sábado, em mulheres de Posse, Cavalcante, Teresina de Goiás e Campos Belos.

A Policlínica de Posse, unidade do Governo de Goiás na região Norte do Estado, levou a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino até Campos Belos, 650 quilômetros de Goiânia. A Carreta da Prevenção é equipada com mamógrafo e material para coleta de exames ginecológicos e se destina a atender pacientes em municípios sem esse tipo de atendimento.

O diretor-geral da Policlínica de Posse, Tadeu Grembecki, informou que foi traçado um roteiro de atendimentos da unidade e que outros polos regionais vão receber os serviços nas próximas semanas.

“Estamos cumprindo um cronograma da Secretaria Estadual de Saúde que pretende levar exames de imagem importantíssimos, como a mamografia, para municípios onde haja demanda e dificuldade de acesso para a população. Vamos levar esse atendimento onde se fizer necessário”, frisou Grembecki.

A cidade de Campos Belos tem uma população carente de exames de mamografia de cerca de 700 mulheres, somente na cidade, sem contar as moradoras da zona rural e de outros dois distritos do município: Pouso Alto e Barreirão.

Dificuldades

Pela falta de oferta de mamografia no município, as pacientes, quando encaminhadas, precisavam ser reguladas para fazer o exame em Goiânia ou outro município da Região Metropolitana, o que demandava tempo e dificuldades de transporte. Com isso, cerca de 80% das mulheres nunca foram submetidas a esse exame.

É o caso da aposentada Ângela Souza da Silva, 65 anos, mãe de sete filhos e moradora de Campos Belos. Ela conta que nunca fez mamografia e que a disponibilidade foi uma dádiva muito grande para as mulheres da cidade e região. Ângela foi a primeira a se apresentar para o exame.

O protocolo do Sistema Único de Saúde é para que mulheres acima de 50 anos façam a mamografia a cada dois anos. Na Policlínica de Posse, a recomendação é para que mulheres acima de 35 anos sejam submetidas ao exame.

Estão programadas 150 mamografias para serem realizadas até sábado, em mulheres de Posse, Cavalcante, Teresina de Goiás e Campos Belos. Apenas para este município estão agendados 60 exames.

O diretor da Policlínica informou também que serão realizados exames de prevenção de câncer de colo uterino, completando o processo de atendimento às pacientes da região. “Nossa missão é prestar um atendimento à saúde humanizado, levando a assistência onde for necessário”, define.

Fotos: Divulgação/Instituto Cem


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF