fbpx

Tabagismo em queda no Brasil


Atualmente, menos de 10% da população brasileira é fumante. Redução reflete eficiência das campanhas de conscientização e busca por melhor qualidade de vida

De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos 13 anos, houve uma redução de quase 40% no consumo de tabaco no Brasil. Atualmente, menos de 10% da população brasileira afirma ter o hábito de fumar. Segundo a mestre em Saúde Coletiva Roumayne Medeiros, professora de Enfermagem da Estácio, os dados refletem não só uma mudança no estilo de vida das pessoas, com a busca por uma melhor qualidade de vida, mas também é uma conquista do setor de saúde no combate ao tabagismo.

“Há vários anos, inúmeras ações têm sido desenvolvidas pela Política Nacional de Controle do Tabaco, desde medidas preventivas e de conscientização até o próprio tratamento que é oferecido gratuitamente pelo SUS para quem deseja abolir o hábito de fumar de sua vida. Tudo isso, de fato, contribuiu para a queda no número de fumantes, o que deve ser comemorado”, afirma.

O acesso mais fácil às informações sobre os riscos e doenças que o tabaco podem causar também tem contribuído para a mudança do comportamento das pessoas de todas as idades. “As consequências do tabagismo vão muito além do câncer de pulmão. Diversos outros tipos de câncer também podem ser desenvolvidos por causa do hábito de fumar, como o de esôfago, laringe, estômago, pâncreas, leucemia, etc. Além disso, são comuns em fumantes as doenças do aparelho respiratório, como bronquite, enfisema pulmonar, asma, entre outras”, destaca Roumayne.

Problemas cardiovasculares também figuram entre as consequências mais sérias. Fumantes possuem até três vezes mais chances de sofrerem infartos do miocárdio. “A hipertensão pode ser outra consequência do tabagismo, assim como a úlcera do aparelho digestivo, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher podem estar relacionadas ao uso contínuo do tabaco”, completa a docente.

Além dos sérios riscos para a saúde, fumar afeta, também, a estética. Envelhecimento precoce, amarelamento dos dentes e dedos e perda do brilho e força dos cabelos são apenas alguns dos efeitos. Sobre o tratamento contra o tabagismo, Roumayne Medeiros afirma que este deve ser multidisciplinar, com base no auxílio psicológico e médico, de acordo com a necessidade do paciente.


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF