21/09/2023 às 15h11min - Atualizada em 22/09/2023 às 00h00min

Agência Nacional de Mineração vai contratar 27 especialistas

Servidores desempenham, entre outras funções, a de fiscalização e concessão de autorizações relativas à exploração de recursos minerais, como barragens.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-09/agencia-nacional-de-mineracao-vai-contratar-27-especialistas




A Agência Nacional de Mineração (ANM) foi autorizada – nesta quinta-feira (21) - a nomear 27 especialistas em recursos naturais, aprovados em recente concurso público. A medida está publicada no Diário Oficial da União.



São profissionais aprovados no cadastro reserva do processo seletivo realizado em 2022 para o cargo de nível superior, voltado a pessoas com formação em geologia e engenharia, conforme previsto no edital do concurso.



Notícias relacionadas:

Esses servidores desempenham, entre outras funções, a de fiscalização e concessão de autorizações relativas à exploração de recursos minerais, como a autorização de barragens, por exemplo.



Recursos minerais



A ANM é um órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), responsável por regular a pesquisa e extração de recursos minerais, materiais para construção civil, fósseis e água mineral.



Após o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, operada pela empresa mineradora Vale, uma ação civil movida pelo Ministério Público, em 2019, motivou a elaboração de um plano de reestruturação da atividade de fiscalização de barragens.



Foi somente em fevereiro de 2023 que o atual governo iniciou a restruturação do quadro com a nomeação de 40 especialistas em recursos naturais, dos quais 17 foram para Minas Gerais, onde estão concentradas mais barragens. De acordo com o órgão, os atuais 27 novos servidores também atuarão na fiscalização de barragens.



Com informação da Agência Brasil



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-09/agencia-nacional-de-mineracao-vai-contratar-27-especialistas
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.