26/09/2023 às 18h48min - Atualizada em 26/09/2023 às 18h48min

​Líder mundial de motores de caminhão pretende instalar fábrica em Itumbiara

Protocolo de intenções deve ser assinado em novembro durante visita oficial do governador Ronaldo Caiado à China. Chefe do Executivo recebeu comitiva chinesa da Weichai Power no Palácio das Esmeraldas

O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta terça-feira (26/09), no Palácio das Esmeraldas, comitiva da Weichai Power, indústria de motores da China. Líder no mercado mundial, a empresa fornece motores para caminhões de todos os portes e potências e planeja trazer suas instalações para a cidade de Itumbiara, no Sul do estado. A viagem de Caiado à China está prevista para novembro, quando deve ser assinado o protocolo para instalação da Weichai em Goiás. 

“Isso vai mudar totalmente o conceito de Goiás, deixará de ser um importador de motores, para se tornar produtor, capaz de ofertar para todo o Brasil por sua condição geográfica”, comentou Caiado. O governador ressaltou que uma equipe do Governo de Goiás trabalha na articulação para efetivar o acordo, prestando informações sobre legislação e dados da indústria e comércio. O governador estava acompanhado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.


“Não temos dúvida de que aqui é o melhor local para instalar essa fábrica por questões logísticas, tributárias e de segurança. Esse empreendimento vai ser um diferencial não só para Goiás, como para o Brasil”, disse Valdo Marques, vice-presidente do Grupo Stemac Geradores de Energia, parceiro da Weichai no Brasil. Especialista na fabricação e comercialização de grupos geradores, a empresa mantém uma fábrica em Itumbiara desde 2013.

Atualmente, a Weichai fatura cerca de US$ 52 bilhões por ano, possui 100 mil funcionários e está instalada na província chinesa de Shandong. É dona das marcas italianas de iates Ferretti e da Lovol, além de fabricar máquinas de construção e equipamentos agrícolas.

Também estiveram presentes na reunião o vice-governador Daniel Vilela, os secretários Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna Braga, da Economia, Selene Peres, o prefeito de Itumbiara Dione Araújo e, na comitiva da Weichai, o gerente geral Liu Hui e o gerente nacional Bruno Pimentel.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.