09/10/2023 às 21h45min - Atualizada em 09/10/2023 às 21h45min

Estudantes resolvem quase 10 milhões de desafios em plataforma de ensino do Governo de Goiás

Ação implementada pela Secretaria de Estado de Educação mostra que alunos estão recuperando aprendizagem prejudicada com pandemia da covid-19

A plataforma do Sistema Educacional de Recuperação da Aprendizagem (SER Goiás), destinada à recomposição de conteúdo para estudantes do Ensino Fundamental, registrou, somente no mês de setembro, o acesso de 134.709 usuários. Em todo o semestre, foram mais de um milhão de acessos, o que demonstra que os conteúdos estão conquistando o público-alvo. 

Na plataforma, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm acesso a videoaulas, listas de exercícios e atividades gameficadas que ensinam e entretém os educandos. Todos os conteúdos estão totalmente conectados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento Curricular do Estado de Goiás (DCGO).


A superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Gisele Faria, destaca que o crescimento do uso das tecnologias mostra que existe uma integração na rotina escolar. “Temos, hoje, um novo modelo de ensino. A escola produz o conteúdo e orienta o estudante, sana as dúvidas, mas o Governo de Goiás criou um mecanismo para orientar a tomada de decisão através do uso das plataformas digitais pelos estudantes e professores”, explica ela.

No mês de setembro, os estudantes responderam um total 9.357.314 desafios na plataforma, um aumento de 31% em comparação ao mês de agosto, que registrou 7.094.469 desafios resolvidos. Destaca-se o dia 28 de setembro quando foi registrado o maior número de desafios resolvidos, alcançando o número de 540.139 respostas.

A gerente de Ensino Fundamental, Tamara Trentin, relata que, nas visitas às unidades escolares, pode-se perceber o quanto foi importante pensar em recomposição. “Os professores e estudantes estão a cada dia mais envolvidos e pode-se perceber que a rede estadual de Educação está na vanguarda desse método híbrido de ensino e aprendizagem”.

Nos finais de semana do mês de setembro, a plataforma registrou um total de 21.263 acessos. Desse número, 20.369 acessos foram realizados por alunos, enquanto 894 acessos foram de professores. Outro dado que tem chamado a atenção é o envolvimento dos estudantes do último ano do Ensino Fundamental (9º ano), que têm utilizado a plataforma para resolver as lacunas de aprendizagem que ficaram durante o período de aulas não presenciais.

As estratégias pedagógicas dedicadas aos alunos do 9º ano alcançaram 92,55% dos alunos em preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). No SER Goiás, em 2023, 75% dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano) realizaram atividades recorrentes na plataforma. Isso corresponde 183.045 alunos acessando a plataforma regularmente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.