A cinco dias da estreia no 15° Campeonato Mundial Universitário de Futsal, a seleção brasileira feminina treinou e depois participou de um recreativo com crianças de 6 a 12 anos. A Clínica de Futsal ocorreu na tarde desta segunda-feira (27) no Clube Sesi Antônio Ferreira Pacheco. A turma convidada para participar da ação social pratica futsal no clube. A atividade recreativa volta a acontecer às 17 horas de quarta-feira (29), desta vez com a seleção brasileira masculina universitária.
Cerca de 30 crianças chegaram a tempo de acompanhar o treino do Brasil, que em solo goiano buscará o pentacampeonato mundial. Depois da atividade oficial, o técnico Éder José Popiolski apresentou a seleção às crianças e agradeceu o apoio. “Muito obrigado por cederem a casa de vocês para nossa equipe treinar. Agora o mais legal será ver todos vocês nas arquibancadas, torcendo pelo Brasil, combinado?”, convidou.
O comandante da seleção feminina coordenou o recreativo, dividindo as crianças em vários grupos que se diferenciavam pelas cores dos coletes. Com o tamanho do ginásio reduzido, as turmas bateram bola com a participação de algumas atletas profissionais.
Estrela da seleção e recém-eleita a melhor atleta de futsal do mundo, Amandinha elogiou a iniciativa. “Somos uma seleção universitária. O principal é mostrar para as crianças que o esporte é tão importante quanto os estudos. A gente joga e se diverte, mas também dedica tempo ao estudo”, explicou.
Amandinha, que começou a jogar aos nove anos de idade, disse ser gratificante servir de espelho para tantas crianças. “Quando eu era da idade deles, a minha inspiração era o Falcão, mas só assistia pela televisão. Então, conhecer profissionais de perto e ainda jogar bola junto, com certeza, vai ficar marcado na vida dessas crianças, pois elas podem ver de perto que é possível”, completou a melhor do mundo.
Arthur Diniz, de 11 anos, foi uma das crianças a participar da Clínica de Futsal. Impressionado com a habilidade das atletas brasileiras, o aspirante a goleiro disse que nunca vai se esquecer desse momento. “Meu professor me fez o convite, fiquei muito feliz com a experiência. Conversei com as goleiras, elas são muito boas e com certeza o Brasil vai ser campeão”, comentou.
Sobre a Clínica de Futsal A Clínica de Futsal é uma ação social que tem como objetivo aproximar a seleção brasileira universitária das crianças que gostam de esporte. De acordo com presidente do Comitê Organizador do 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal, Lusimar Santos, a atividade deixa legado positivo. “O esporte não é apenas competição, tem o outro lado, que é incentivar os pais a levar os seus filhos para participar. É uma iniciativa fantástica da CBDU em parceria com o Governo de Goiás, e mostra a responsabilidade que a Seduce tem com o esporte”.
A diretora técnica da seleção brasileira, a goiana Daniela Duarte, explica que o projeto foi firmado em parceria com o Sesi e representou um momento de descontração para a seleção feminina. “As atletas estão acostumadas a participar de ações como essas, é sempre muito gratificante. Elas já convivem de perto com categorias menores e entendem a importância desse trabalho”, disse.
Campeonato Ao todo, 22 equipes de futsal de 16 países vão participar de jogos no Goiânia Arena, em Goiânia, e no Ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis. Na categoria feminina, 10 países confirmaram presença: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Colômbia, México, Nova Zelândia, Portugal, Rússia.
Na categoria masculina vão disputar 12 países. Além do atual campeão de 2014, Rússia, confirmaram a Alemanha, Argentina, Brasil, Cazaquistão, China, França, Israel, Nova Zelândia, Portugal, República Tcheca e Tailândia.
Credenciamento
O credenciamento dos profissionais de imprensa que pretendem fazer a cobertura jornalística do 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal pode ser realizado até a próxima sexta-feira (01). O pedido deve ser feito no banner de imprensa no site da categoria (http://wucfutsal2016.com/pb/accreditation/).
Realização
O 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal é promovido pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pela Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU). O apoio é do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com patrocínio do Gerflor, da Unimed Goiânia e Onza. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Clínica de futsal Data: 29.06 (quarta-feira) Horário: 17h30 Local: Sesi Ferreira Pacheco