11/07/2016 às 08h07min - Atualizada em 11/07/2016 às 08h07min

Brasil é destaque coletivo e individual no 15º Mundial Universitário de Futsal

Balanço: Brasil é destaque coletivo e individual no 15º Mundial Universitário de Futsal
28084007451_eded78d310_z

28084007451_eded78d310_z

Goiás se despediu da 15º edição do Mundial Universitário de Futsal reverenciando as seleções brasileiras masculina e feminina, que ergueram os troféus de pentacampeãs, neste domingo (10/7). Os eleitos melhores jogadores do torneio também são brasileiros e ainda conquistaram a artilharia em suas categorias: Renata Adamatti, com 15 gols, e Johnny Gomes, com 9 gols.

“Estou super feliz por ter conquistado o título na revanche contra a Rússia, e por ter sido eleito o melhor jogador. Só tenho a agradecer ao povo goiano, que nos recebeu tão bem e veio torcer por nós no ginásio”, disse Johnny, que nesta edição se despediu da seleção universitária. “Encerro com o meu terceiro título e segunda artilharia seguida”.

Saldo positivo O Estado de Goiás recebeu durante nove dias mais de 430 atletas e membros de 22 delegações de 16 países. Ao todo foram 55 jogos realizados no Ginásio Valério Luiz (Goiânia Arena) e no Ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis, com 407 gols marcados.

Para a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, o torneio evidenciou que Goiás está preparado para receber grandes competições. “A logística funcionou muito bem, todos os órgãos do Estado se envolveram na organização e contribuíram para que tudo ocorresse bem. Destaco a qualidade técnica das seleções e o melhor de tudo, que foi comemorar os títulos do Brasil”, resumiu. “Foi sucesso de público e exemplo de organização. Goiás ainda mostrou que é pé quente”, disse o superintendente de Esporte, Júnior Vieira.

Depois de entregar as medalhas dos campeões na solenidade de encerramento, o presidente do Comitê Organizador do Mundial em Goiás, Lusimar Santos, contou detalhes dos bastidores e lembrou que Goiânia venceu Xangai (China) para sediar o torneio. “Registramos o interesse em 2012, foram anos apresentando projetos e mostrando a nossa capacidade para receber o Mundial. Deu tudo certo e hoje fazemos um balanço extremamente positivo”.

O 15º Mundial foi, inclusive, elogiado por todos os países participantes. “O feedback que tivemos das delegações mostra que tivemos aqui a melhor edição já realizada no futsal universitário. Isso já começou antes da bola rolar, com a grande quantidade de países interessados em participar. Um evento desse porte é muito importante para ajudar a combater a cultura de que atleta não estuda. Eles estudam, praticam esportes e estão se preparando para serem líderes amanhã”, disse o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e vice-presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), Luciano Cabral.

Seleção ideal O título de Fair Play tanto no masculino quanto no feminino foi conquistado pela seleção da Nova Zelândia. Na outra ponta, a seleção masculina da Alemanha cometeu o maior número de faltas, com 41 no total, além de nove cartões amarelos e dois vermelhos.

Confira as premiações individuais do 15º Mundial:

FEMININA Artilheira e melhor jogadora: Renatinha (15 gols) (Brasil) Melhor goleira: Anastasha Ivanova (Rússia) Melhor defensora: Inês Fernandes (Portugal) Melhor ala 1: Joelle Gosselin (Canadá) Melhor ala 2: Jessika Karoline (Brasil) Melhor pivô: Renata Adamatti (Brasil) MASCULINA Artilheiro e melhor jogador: Johnny (9 gols) (Brasil) Melhor goleiro: Pavlos Wiegels (Alemanha) Melhor defensor: Serguei Abramovich (Rússia) Melhor ala 1: Souheil Mouhoudine (França) Melhor ala 2: Fabricio Bastezini (Brasil) Melhor pivô: Johnny Gomes (Brasil) - Colocação geral masculina 1 - Brasil 2 - Rússia 3 - República Tcheca 4 - França 5 - Tailândia 6 - Alemanha 7 - Argentina 8 - Cazaquistão 9 - Portugal 10 - Israel 11 - China 12 - Nova Zelândia Colocação geral feminina 1- Brasil 2 - Rússia 3 - Portugal 4 - Canadá 5 - México 6 - Bolívia 7 - Argentina 8 - Nova Zelândia 9 - Colômbia 10 - Cazaquistão

Campeonato O 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal é promovido pela Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pela Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU). O apoio é do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com patrocínio da Gerflor, Onza e da Unimed Goiânia. O evento tem a chancela da Fifa e acontece até o próximo domingo, 10 de julho. Na categoria masculina, estão presentes as equipes da Alemanha, Argentina, Brasil, Cazaquistão, China, França, Israel, Nova Zelândia, Portugal, República Tcheca, Rússia e Tailândia. Já no feminino participam a Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Colômbia, México, Nova Zelândia, Portugal, Rússia.

Por Kamylla Rodrigues e Mônica Parreira, da Seduce
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.