07/11/2023 às 09h25min - Atualizada em 07/11/2023 às 09h25min

​Em palestra na China, Gracinha Caiado destaca redução da pobreza em Goiás

Primeira-dama e coordenadora do Goiás Social foi convidada para falar sobre as políticas de assistência a lideranças e empresários chineses; governador Ronaldo Caiado e comitiva seguem no país asiático até dia 14

No segundo dia de agenda oficial na China, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, acompanhada pelo governador Ronaldo Caiado, foi palestrante no Seminário do Desenvolvimento da Era BRICS, nesta segunda-feira (06/11), em Xangai. Na ocasião, lideranças compartilharam experiências no combate às desigualdades. “O caminho para a verdadeira superação da pobreza deve ser trilhado com responsabilidade e construído a muitas mãos”, ressaltou ela.

Participaram do evento empresários e lideranças brasileiras e asiáticas. Gracinha apresentou um resumo das políticas públicas de Goiás, que obteve o menor percentual de pessoas em extrema pobreza dos últimos sete anos. “Goiás tem avançado, apresentou uma queda no indicador de extrema pobreza de 2,6% em 2021 para 1,7% em 2022. Este percentual está abaixo da taxa nacional, que é de 2,8%”, detalhou, ao citar dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 


Para a primeira-dama, o resultado é consequência de um novo olhar para as pessoas em situação vulnerável: “Adotamos o conceito de pobreza multidimensional, que não considera apenas escassez de renda, mas também privações de educação, saúde e moradia”. Ela destacou iniciativas como Mães de Goiás, Aluguel Social e Programa de Aquisição de Alimentos, juntamente com ações de educação, segurança pública e atração de empresas, para geração de emprego e renda. 

“Temos apoiado fortemente a educação. Mudamos a nossa grade curricular no estado de Goiás e, hoje, nós somos referência de educação em nosso país”, destacou o governador Ronaldo Caiado. “A melhor política de uma cidade ou de um país não é só fazer pouca gente ficar feliz, mas é fazer todo mundo ficar feliz. As políticas que Goiás tem tomado, com certeza, vão ajudar a resolver todos os problemas falados”, ressaltou o presidente da French Airbus China, Chen JuMing.

O evento foi promovido pela Brics Development Research Association, entidade de classe que reúne várias empresas em uma plataforma internacional de desenvolvimento de talentos, um centro de integração para recursos globais e atua como uma porta de entrada para a exploração do mercado internacional. Em junho de 2023, uma parceria de Pesquisa de Desenvolvimento do Brics foi formalizada entre o Governo de Goiás e o Consulado do Brasil em Xangai.

A comitiva goiana na China tem a presença dos deputados estaduais Bruno Peixoto, Jamil Calife e Vivian Naves, bem como do prefeito de Anápolis Roberto Naves e da prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares. Pela equipe de governo, completam o grupo os secretários Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima; de Infraestrutura, Pedro Sales; de Indústria e Comércio, Joel Sant’Ana Braga Filho e a diretora geral da Organização das Voluntárias de Goiás, Adryanna Caiado. A missão no país asiático continua até o próximo dia 14 de novembro.

Participaram também do Seminário outros empresários chineses, entre eles Gu Wenhaj, presidente da Shangai Luxing Trading; Jin Luyi, sócio da Shangai Wanzhi Real State; Zhang Wu'an (Xiuzhi), vice-presidente da Spring Airlines; Liu Xingzhi, presidente da Shangai Tanwang Entreprise, Sun Xing, vice-presidente do Departamento de Economia da Câmara de Comércio de Shangai; Shao Changchun, diretor do Beijing Peace Tour Cultural Exchange Center; Hu Kaixiang, gerente executivo geral da Dream Fown China; entre outros. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.