09/11/2023 às 16h22min - Atualizada em 10/11/2023 às 00h00min

Prêmio Jabuti: conheça os semifinalistas da 65ª edição

Os vencedores vão receber o título de Livro do Ano e serão apresentados ao público no dia 5 de dezembro, em evento no Theatro Municipal de São Paulo. Finalistas serão conhecidos no próximo dia 21.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-11/premio-jabuti-conheca-os-semifinalistas-da-65a-edicao




A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou na tarde desta quinta-feira (9) a relação dos semifinalistas da 65ª edição do Prêmio Jabuti, a mais importante premiação nacional do livro e referência no mercado editorial brasileiro.  



Das 4.245 obras inscritas, foram selecionados dez semifinalistas para cada uma das 21 categorias, que são distribuídas em quatro eixos: literatura, não ficção, produção editorial e inovação.  



Notícias relacionadas:

Os finalistas serão conhecidos no dia 21 deste mês, sendo cinco em cada categoria. Os vencedores – o que inclui o título de Livro do Ano - serão apresentados ao público na noite de 5 de dezembro, em um evento no Theatro Municipal de São Paulo.  



Uma novidade da edição deste ano é a categoria Escritor Estreante, para autores que tenham publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil em 2022. O livro deve ser de romance de entretenimento ou romance literário. 



“Chegar aos dez melhores em cada categoria não foi uma tarefa fácil, diante da grande qualidade das obras inscritas. O júri enfrentou o desafio com competência e nos entrega uma lista admirável”, disse Hubert Alquéres, curador do prêmio.



Em 2022, o Livro do Ano foi Também guardamos pedras aqui, de Luiza Romão, da editora Nós. 



Por que Jabuti? 



A explicação para o nome Jabuti tem a ver com um esforço para valorização da cultura popular brasileira. Daí, a escolha de um animal da fauna nacional e que dava nome também a um personagem da literatura infantil de Monteiro Lobato. 



Semifinalistas



Confira abaixo a lista de semifinalistas, disponível também no site



Com informação da Agência Brasil



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-11/premio-jabuti-conheca-os-semifinalistas-da-65a-edicao
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.