14/11/2023 às 14h17min - Atualizada em 14/11/2023 às 14h17min

Mais 400 profissionais da Educação participam do seminário Enfrentamento e Prevenção à Violência, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Evento tem como objetivo pensar na prevenção às violências nas escolas, por meio do “Programa Pilares: edificando a cultura de paz”, que tem adesão e cooperação da SME desde 2018

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia
Mais de 400 profissionais da Educação da rede municipal participaram, nesta terça-feira (14/11), do II Seminário de Enfrentamento e Prevenção à Violência no Contexto Educacional, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.
 

O evento é uma parceria interinstitucional entre o Poder Judiciário e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia. O objetivo  é pensar na prevenção às violências nas escolas, por meio do “Programa Pilares: edificando a cultura de paz”, idealizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e Corregedoria Geral do Estado de Goiás, e tem adesão e cooperação da SME, desde 2018.
 
Durante todo o dia, diretores, professores, apoios pedagógicos e servidores da Educação receberam formação e discutiram assuntos como círculos de construção de paz, justiça restaurativa e cultura de paz nos ambientes educacionais. Na ocasião, o secretário municipal de Educação de Goiânia, Rodrigo Caldas, falou da importância e dos resultados da parceria com o poder judiciário.
 
“O Programa Pilares possibilitou com aplicação dos círculos de construção de paz e outras medidas conjuntas nenhum ataque violento em escolas municipais nesses seis anos. Isso prova que estamos no caminho certo para desenvolver a cultura de paz e transformar a realidade de mais de 113 mil estudantes. Nesses seis anos de Programa, foi possível realizar 981 círculos de construção de paz com mais de 11 mil participantes em nossas unidades educacionais”, ressaltou o secretário.
 
“O Programa encanta a todos, pois ensina valores como empatia e justiça social, por meio dos círculos de construção de paz. Devido a importância do tema, o prefeito Rogério encaminhou à Câmara Municipal projeto de lei que institui a Política de Prevenção e Resolução de  conflitos no âmbito da rede municipal de Educação de Goiânia”, completou o secretário.
 
O desembargador e corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, Leandro Crispim, defendeu que o enfrentamento da violência é papel de toda sociedade e não somente dos setores de segurança. “O atual cenário brasileiro registra que a violência atingiu níveis alarmantes. A parceria interinstitucional entre poder judiciário e SME  é muito importante e já beneficiou mais de 300 instituições educacionais”, afirmou o desembargador.
 
O presidente do TJGO, Carlos Alberto França, ponderou sobre a importância dos profissionais da Educação na prevenção às violências. “São os profissionais que sinalizam os Conselhos Tutelares. Os professores e servidores são nossos aliados a denunciar que  agressores sejam punidos e para que nossos alunos possam conviver em clima de paz e acolhimento”, explicou o presidente.
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.