Enquantoissoemgoias.com Publicidade 1200x90
18/11/2023 às 09h53min - Atualizada em 18/11/2023 às 09h53min

​Prefeitura de Goiânia planta 292 mil árvores desde 2021 e reforça compromisso com o meio ambiente

Evidenciando a política ambiental de responsabilidade da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), para cada exemplar arbóreo extirpado em Goiânia, após rigoroso parecer técnico de especialistas, 23 novas mudas são plantadas como compensação ambiental

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Jackson Rodrigues
Goiânia se destaca como referência em políticas ambientais, sendo reconhecida como a cidade mais verde do Brasil. A Prefeitura, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), tem desempenhado um papel fundamental nesse cenário e mantém o compromisso com a arborização urbana do município, levando em consideração que, desde 2021, ações foram intensificadas e 292 mil mudas de árvores foram plantadas na Capital. Esse esforço é parte de uma estratégia de rearborização que visa compensar cada exemplar arbóreo extirpado na cidade.

Após uma criteriosa avaliação fitossanitária realizada por especialistas da Amma, mais de 23 novas mudas são plantadas para cada árvore retirada. “Essa iniciativa demonstra o comprometimento da Prefeitura de Goiânia com a sustentabilidade ambiental”, diz o presidente da Amma, Luan Alves. 


O reconhecimento de Goiânia como a capital mais verde do Brasil, com 94 metros quadrados de área verde por habitante, conforme estabelecido pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, é resultado direto dessas iniciativas. “A cidade busca manter e fortalecer esse título por meio de políticas públicas ambientais bem elaboradas, como as implementadas pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Amma”, pontua Alves.

Um dos destaques desse trabalho é o programa ArborizaGyn, que desde 2021 já plantou 292 mil mudas de árvores na cidade. Em 2022, foi batido o recorde com o plantio de 199.591 mudas, incluindo 62 mil no programa ArborizaGyn 1.0, em novembro de 2021, e 50 mil na edição 2.0, em 2022. Em alusão aos 90 anos de Goiânia, a Amma realiza, no próximo dia 22 de novembro, o ArborizaGyn 3.0, com previsão de plantio de outras 90 mil mudas de árvores como ação para manter Goiânia como a capital mais arborizada do Brasil. O evento terá início às 9 horas Residencial Jardins do Cerrado 2.

Solicitação de retirada
Em relação às árvores que precisam ser retiradas, a assessora técnica da Amma, Wanessa Castro, esclarece que, para cada caso, é necessário solicitar a abertura de um processo. O contribuinte deve atender requisitos específicos, como a apresentação de documentos e o pagamento de taxa. A solicitação pode ser feita por meio do sistema de Processo Eletrônico Digital (PED), disponível no site oficial da Prefeitura de Goiânia, nas unidades de Atende Fácil ou na sede da Amma, localizada na Rua 75, 137, no Centro de Goiânia.

Wanessa Castro destaca, ainda, a importância da participação do contribuinte no processo. “Para a abertura do processo de vistoria em árvores, é necessário apresentar cópias dos documentos pessoais, comprovante de endereço e um requerimento preenchido”, diz a técnica, ao explicar que, após a análise rigorosa da solicitação pelos técnicos da Amma, a autorização é emitida via sistema.

A assessora técnica ressalta que a taxa da vistoria, no valor de R$ 112,07, é prevista no Código Tributário do Município. “Lembramos que o pagamento da taxa é prevista na legislação e que o pagamento não significa necessariamente que a árvore será retirada, mas sim vistoriada”, salienta a técnica da Amma.

Após a abertura, o processo é encaminhado para a Gerência de Arborização Urbana para realização da vistoria. “Durante o procedimento, são analisadas as condições biológicas do exemplar para que seja feita a recomendação adequada, levando em consideração o Plano Diretor de Arborização - que não prevê a substituição de exemplares arbóreos saudáveis - e a necessidade do contribuinte”, pontua Wanessa.

De acordo com a técnica, as recomendações variam, dependendo das características de cada exemplar. “Quando saudáveis ou havendo necessidade por algum conflito com a fiação aérea, edificação, iluminação, entre outros, as podas são recomendadas. Nos casos de exemplares comprometidos biologicamente, recomenda-se a extirpação com substituição do exemplar comprometido por outro adequado ao local, sugerido pelo técnico da Gerência de Arborização da Amma”, explica.

Para a extirpação, o contribuinte deverá assinar um Termo de Responsabilidade Ambiental, comprometendo-se a fazer o plantio indicado pelo técnico no prazo de 30 dias depois da retirada. O processo, após recomendação da atividade, é enviado para a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) no intuito de realizar a indicação técnica.

Wanessa alerta para a importância da poda, especialmente com a chegada do período chuvoso, e destaca sinais de adoecimento em árvores que indicam a necessidade de intervenção. Entre esses sinais estão o levantamento de raízes, anelamento da espécie, galhos secos, folhas amareladas e presença de cupins ou buracos no tronco. A técnica ressalta a responsabilidade compartilhada entre munícipes, Amma e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) na poda das árvores.

O contribuinte precisa acionar a Amma para avaliação do exemplar, e, após a análise, os reparos necessários são realizados pela Comurg.

Disque-Árvore
Para incentivar a participação da população na arborização, a Amma implantou o programa Disque-Árvore, que permitiu o plantio de mais de 7 mil mudas nas residências dos moradores da Capital. Em 2023, foram atendidas 1.113 solicitações pelo Disque-Árvore, contribuindo não apenas para a estética da cidade, mas também para o equilíbrio térmico.

A assessora técnica Wanessa Castro destaca que o plantio deve ser realizado de maneira cuidadosa, seguindo procedimentos específicos para garantir o crescimento saudável das mudas. “A participação ativa da população é parte importante do processo para manter Goiânia como a capital mais arborizada”, conclui. Para participar do programa, os moradores podem fazer a solicitação pelo WhatsApp da ação (62) 9 9639-7495.





Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.
Enquantoissoemgoias.com Publicidade 1200x90