28/11/2023 às 09h55min - Atualizada em 28/11/2023 às 09h55min

​Governo de Goiás entrega máquinas agrícolas a 22 prefeituras

Equipamentos foram adquiridos pela Seapa com recursos de emendas da bancada federal goiana no Congresso Nacional. Objetivo é apoiar agricultura familiar

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Governo de Goiás
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entregou nesta segunda-feira (27/11) 46 máquinas e equipamentos para apoiar atividades da agricultura familiar em 22 municípios goianos. A solenidade foi realizada na sede da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em Goiânia, e contou com a presença de gestores estaduais e federais, deputados federais goianos, prefeitos e secretários municipais.

Foram firmados termos de cessão de uso para 22 tratores agrícolas, 13 grades aradoras, duas retroescavadeiras, dois distribuidores de calcário, duas plantadeiras adubadeiras, duas colhedoras de forragens, uma carreta reboque, um caminhão basculante e um caminhão compactador. Os itens foram adquiridos pela Seapa com recursos de emendas da bancada federal goiana no Congresso Federal. A Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) repassou R$ 7 milhões por meio de convênios com contrapartida do Governo de Goiás.

Em seu discurso, o secretário Pedro Leonardo Rezende agradeceu aos deputados federais pela destinação de emendas e destacou a importância de fazer o maquinário chegar aos municípios. “Estes equipamentos são importantes para desenvolver políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, como apoiar os produtores que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Como entes públicos, nosso dever é proporcionar condições para que estes agricultores familiares participem do processo de crescimento do agronegócio goiano como um todo. Todos eles têm direito de usufruir deste bom momento por meio da inclusão produtiva”, afirmou.

Anfitrião do evento, o presidente da Emater, Rafael Gouveia, lembrou que o agricultor familiar geralmente não tem condição de adquirir tratores e outras máquinas de maior porte. “Eles recorrem às prefeituras, então, com a ida destas máquinas para os municípios, os prefeitos passam a ter meios para atender esses produtores, auxiliando para que possam avançar nas suas atividades”, afirmou. Gouveia também ressaltou a importância da parceria entre Seapa, Emater e bancada federal goiana. “Juntos, estamos estendendo a mão para aqueles que mais precisam”, concluiu.

Coordenadora da bancada goiana no Congresso Nacional, a deputada federal Flávia Morais citou o empenho dos parlamentares em destinar recursos aos municípios e garantiu mais recursos para máquinas e equipamentos. “Está mantida a emenda da bancada para o ano que vem. Vamos trabalhar para levar mais máquinas aos municípios, de forma que os prefeitos possam entregar mais aos pequenos produtores”.

O prefeito de Hidrolina, Eli Siqueira, falou em nome dos gestores municipais que assinaram os termos de cessão de uso das máquinas e equipamentos. Ele destacou o perfil municipalista da gestão do governador Ronaldo Caiado e agradeceu ao Governo de Goiás e à bancada federal goiana pela iniciativa. “Se não houvesse emendas, ficaria inviável administrar os municípios. São benefícios grandes. Ficamos eternamente agradecidos”, declarou. Além de Hidrolina, foram beneficiados os municípios de Avelinópolis, Catalão, Itapaci, Faina, Cavalcante, Iporá, Itapuranga, Serranópolis, Palestina, Firminópolis, Bonfinópolis, Paranaiguara, Sítio d’Abadia, Turvânia, Ipameri, Formoso, Pontalina, Rialma, Campinaçu, Ceres e Davinópolis.

As 46 máquinas e equipamentos entregues nesta segunda-feira se somam agora a outros 951 bens já repassados pelo Governo de Goiás desde 2019, dentro do projeto Mecaniza Campo. O total de municípios beneficiados chega a 243, com mais de R$ 202 milhões em investimentos realizados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.