29/11/2023 às 18h31min - Atualizada em 29/11/2023 às 18h31min

Com ambientes acessíveis, Natal do Bem recebe idosos acolhidos pela OVG

Moradores do Centro de Idosos Sagrada Família, em Goiânia, foram ao evento para ver de perto a maior decoração natalina da história de Goiás

Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás
Fotos: Lucas Dellamare
Moradores do Centro de Idosos Sagrada Família, unidade do Governo do Estado mantida pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), visitaram o Natal do Bem, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia, na última terça-feira (28/11). O passeio ajuda na socialização e valorização da autoestima dos acolhidos. A iniciativa partiu dos próprios idosos, que manifestaram o desejo de ver de perto a maior decoração natalina da história de Goiás. 
 

Com espaços acessíveis a todos os públicos, os idosos puderam visitar os ambientes do Natal do Bem, incluindo as casinhas da Vila do Papai Noel, sem barreiras para as cadeiras de rodas e andadores. “Fazer um evento natalino que possa ser vivido por todos é o nosso objetivo desde o início da organização dessa festa linda. O Goiás Social pensa nesse evento para que todas as famílias goianas possam viver a magia e o encanto do Natal de forma igualitária. Por isso, todas as nossas atrações são acessíveis”, frisa a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
 
Liderando a comitiva dos idosos, dona Venceslina Pereira de Moura, 84 anos, estava ansiosa pelo passeio. Inicialmente, ela disse que pensou em não ir, mas quando soube que havia mais de dois milhões de pontos de luz e uma árvore de 40 metros de altura, voltou a ser criança. “Esse passeio me renovou de verdade! Aqui não importa a idade, não importa se estamos de cadeira de rodas. A gente volta a ser criança! Estou me divertindo igual a uma menina de 7 anos, podendo entrar em tudo sem nenhum problema”, conta.
 
Todo o passeio foi organizado e acompanhado pela equipe multiprofissional que atende os idosos no dia a dia na instituição, composta por cuidadores, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas. Por mês, a OVG atende a uma média de 1,6 mil idosos nos Centros Sagrada Família, Vila Vida e Espaços Bem Viver I e II, com atividades como hidroginástica, treinamento funcional, musicoterapia, arteterapia e cozinha terapêutica, além de inclusão digital, dança de salão, coreografia e artesanato. Por meio da Organização, o estado oferece quatro modalidades de atendimento aos idosos em vulnerabilidade social: Casa-lar, Centro Dia, Centro de Convivência e Instituição de Longa Permanência (ILPI), tudo sem nenhum custo.
 
Acessibilidade
Ao longo da festa, 400 apresentações estão sendo realizadas pelos mais de 30 mil metros quadrados do complexo natalino, divididos entre as vilas do Papai Noel, de brinquedos, gelada, gastronômica, carrossel, Palácio da Música, coreto e esplanada. Todos os espaços e ambientes recebem um conjunto de elementos visuais, auditivos e táteis, além de rampas de acesso para transformar as atrações em opções acessíveis a todos os públicos. Nas apresentações no Palácio da Música também há intérprete de libras.
 
O Natal do Bem faz parte das ações do Goiás Social e funciona de terça a sexta-feira, das 18h às 23h e aos sábados, domingos e feriados, das 16h às 23h. A cada dia de festa, o Papai Noel e os personagens natalinos percorrem todo o espaço, interagindo com as crianças e fazendo desta grande festa algo inesquecível.
 
 
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.