21/12/2023 às 16h47min - Atualizada em 21/12/2023 às 16h47min

​Governo entrega cartões do Goiás por Elas em Aparecida de Goiânia

Benefício destinado a vítimas de violência doméstica e com medida protetiva alcança 675 mulheres em todo o estado

Secretaria de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás
Fotos: Carol Costa
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), disponibilizou nesta quinta-feira (21/12), 112 cartões do Goiás por Elas, a moradoras de Aparecida de Goiânia, vítimas de violência doméstica. Somados aos que foram distribuídos anteriormente, 675 mulheres já foram beneficiadas em 15 municípios.

Com o cartão em mãos, as mulheres passarão a receber um valor mensal de R$ 300 por até um ano, garantindo amparo social e financeiro em uma situação de violência e em vulnerabilidade social, contribuindo para romper com o ciclo em que se encontram. As beneficiadas estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e possuem medida protetiva de urgência. A previsão é de R$ 3,6 milhões de investimento anual no programa.


Assim como nas entregas anteriores, as mulheres ainda puderam fazer inscrições para o Aluguel Social, junto à Agência Goiana de Habitação (Agehab), Água Social (Saneago) e tarifa social de energia pela Equatorial. Também tiveram opção de inscrições em cursos de qualificação oferecidos pela Secretaria da Retomada, que ainda fez encaminhamentos para vagas de emprego. 

A OVG recebeu adesões para o programa Meninas de Luz e a Seds distribuiu kits de absorventes do programa Dignidade Menstrual e fez inscrições nos programas Mães de Goiás, Aprendiz do Futuro e Passe Livre Estudantil. 

O secretário Wellington Matos ressalta que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma pauta prioritária do Governo de Goiás. “O Goiás por Elas é mais uma das frentes de combate que promove transformação na vida dessas mulheres, ao prestar apoio financeiro e oferecer a elas oportunidades de qualificação e de trabalho, além de benefícios sociais”, destaca.  

A.F, 19 anos, foi uma das que retiraram o cartão em Aparecida de Goiânia e fez inscrição para o curso de maquiagem profissional. “Eu já trabalho em salão, mas com o curso eu terei um certificado e vou ficar cada vez mais independente. A minha vida está mudando, eu vou correr atrás das minhas coisas, vou seguir em frente”, declarou.  Já M.L.S, 18 anos, contou que a mãe cuida dela e de dois irmãos, que são menores, com apenas um salário mínimo. “Esse cartão vai ajudar nas compras e outras coisas. Agora, vou ali olhar os cursos e programas que estão sendo oferecidos também”, garante.





Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.