11/01/2024 às 17h20min - Atualizada em 11/01/2024 às 17h20min

Filho de Renato Russo exige que TikTok proíba bolsonaristas de usar “Que País É Este”

No documento, Giuliano destaca que tais postagens apresentam conteúdo político e ideológico em desacordo com as posições defendidas por seu pai, e ativamente combatidas por ele ao longo de sua vida.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/

Giuliano Manfredini, filho do cantor Renato Russo, enviou uma notificação extrajudicial à ByteDance, empresa proprietária do TikTok, solicitando a remoção de vídeos publicados por bolsonaristas que utilizam a música “Que País É Este” como trilha sonora.

No documento, Giuliano destaca que tais postagens apresentam conteúdo político e ideológico em desacordo com as posições defendidas por seu pai, e ativamente combatidas por ele ao longo de sua vida.



As publicações citadas abordam temas como a aprovação do “comunista” Flávio Dino em sabatina para o Supremo Tribunal Federal (STF), a visão de que “o Brasil não tem mais conserto”, e a menção à decisão que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível, acompanhadas de imagens do ex-chefe de Estado brasileiro. Ao menos sete perfis são mencionados como responsáveis pelos vídeos, e Giuliano solicita os dados cadastrais e registros de IPs desses usuários.

O filho de Renato Russo expressa sua preocupação em não permitir que a música, consagrada pela Legião Urbana, seja associada a posicionamentos de direita, especialmente aqueles que enaltecem o governo Bolsonaro.

O advogado Henrique Ventureli, que representa Giuliano, destaca que o objetivo não é restringir o uso da canção, mas evitar que ela seja adotada como hino do bolsonarismo, com o qual Giuliano não compactua.

“Giuliano, na qualidade de guardião do legado de seu pai, não tem interesse em associar essa música a nenhum lado específico da arena política. Ele busca evitar que a canção se torne um símbolo do bolsonarismo, uma posição com a qual ele não se alinha”, declarou o advogado.

O que disse a plataforma

Até o momento da redação deste texto, o TikTok não havia respondido à notificação extrajudicial. O advogado não descarta a possibilidade de buscar medidas judiciais caso o pedido não seja atendido pela plataforma.

“A gente espera que o TikTok atenda ao nosso pedido. Se não surtir nenhum efeito, obviamente vamos optar pela via judicial”, disse.

“Que País É Este”

A música “Que País É Este,” composta em 1978 por Renato Russo durante sua participação na banda Aborto Elétrico, é uma crítica à situação política e social do Brasil, sendo eleita em 1987 pela Rolling Stone Brasil como a 2ª maior música brasileira de todos os tempos.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.