19/01/2024 às 09h36min - Atualizada em 19/01/2024 às 09h36min

Postos de saúde registram falta de vacina contra catapora em Goiás

Governo Federal fracionou envio de imunizante

Goianos, assim como moradores de estados de outras quatro regiões do Brasil, têm encontrado dificuldades na hora de tomar a vacina contra a catapora. Isso porque o Ministério da Saúde (MS) vem enviando, desde maio de 2023, o imunizante de forma fracionada. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) nesta quinta-feira (18/1). 

O imunizante está previsto no calendário do programa nacional de vacinação. A primeira dose deve ocorrer quando a criança tem 1 ano e 3 meses e o reforço aos 4 anos de idade. 

 
Segundo a SES, inclusive, em agosto, setembro e novembro, não houve envio do imunizante por parte do Ministério. A última remessa, com 5 mil doses, foi recebida no início de dezembro de 2023. O que se sabe até agora é que 12 mil doses da vacina devem chegar a Goiás até dia 31 de janeiro.
 
Nova composição
Em nota, o Ministério da Saúde explicou que, em março de 2023, a Anvisa determinou a suspensão do fornecimento da vacina varicela para avaliação da nova composição do imunizante, que seguiu decisão adotada pela agência europeia de medicamentos e que, depois de um rigoroso estudo de qualidade a vacina, a vacina foi liberada, em julho.
 
O Ministério afirmou ainda que a interrupção ocasionou atraso no abastecimento global, o que resultou no desabastecimento em alguns estados, que em dezembro de 2023 o Ministério da Saúde recebeu 1 milhão de doses, que até o final de janeiro a Pasta irá distribuir 554 mil doses para os estados e que, entre julho a dezembro de 2023, já havia distribuído 981.868 doses para os estados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.