26/01/2024 às 15h42min - Atualizada em 26/01/2024 às 15h42min

Público participa de desafio do leite condensado nas ruas de Goiânia

O brasileiro é o maior consumidor de leite condensado no mundo. Nas ruas da capital, goianiense vai mostrar se gosta mesmo da iguaria, que foi destaque na produção industrial de Goiás em 2023

Atire a primeira pedra quem nunca cometeu o pecado da gula. Comeu uma panela de brigadeiro assistindo um filme. Ou detonou o pudim que estava na geladeira. Ou se acabou em um bolo de pote. Que as paredes - e a balança - não ouçam, mas quando o prato é saboroso, dá vontade de não parar de comer.

Na sexta-feira, 26 de janeiro, Dia da Gula, um desafio testou o apetite dos gulosos de plantão. Os embaixadores da Marajoara, os influencers Evandro Duarte e Fabrizio Para, foram às ruas de Goiânia para propor um desafio ao público: tomar uma caixinha de leite condensado. O leite condensado foi escolhido por ter se tornado um item quase indispensável na elaboração das receitas de doceria. 

A Marajoara Laticínios premiou os três primeiros colocados no Desafio da Gula nas ruas de Goiânia com prêmios, sendo que os dois empataram e dividiram o prêmio de  R$500. Todos ganharam um Kit Gula com produtos da indústria goiana.

Atualmente, o Brasil detém o título de maior consumidor mundial de leite condensado, consumo que ultrapassa a casa de 200 mil toneladas por ano, conforme informações do portal Mundo Educação da UOL.

Em Goiás, o leite condensado foi destaque na produção industrial de 2023. Ele integra a cesta de produtos que mais contribuíram com o desempenho positivo da indústria de alimentos do estado, a que mais cresceu no período entre todos os segmentos. A alta foi de 3,63% de janeiro a novembro de 2023, segundo Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Com 36 anos de história, a Marajoara Laticínios fica em Hidrolândia, sendo uma das indústrias que disponibilizam o leite condensado para o consumidor de todos os estados brasileiros. Atualmente, a empresa oferece as caixinhas com 395g  e 198 g,  além de bags de 5 kg e 2,5 kg de leite condensado para o mercado de padarias e confeitarias. 



Curiosidades sobre o leite condensado

Apesar de ser hoje uma iguaria no universo das confeitarias, a origem do leite condensado nada tem a ver com doces. Ele surgiu no século XIX, com a descoberta de processos de conservação de alimentos. O americano Gail Borden, tentando desidratar o leite comum, descobriu que, antes de transformar-se em leite em pó, o produto virava leite condensado. 

A invenção dele, patenteada em 1856, só foi valorizada quando estourou a Guerra Civil Americana, quatro anos depois, quando passou a ser alimento para as tropas. Na mesma época, as cidades estavam em processo de crescimento e a entrega do leite fresco começava a ficar comprometida para um maior número de pessoas: ele estragava antes de chegar a todos. 

O leite condensado passou, então, a ser uma alternativa ao leite fresco e este foi também um dos principais usos no Brasil quando ele chegou por aqui, em 1890. O produto era vendido nas drogarias e também chegou a ser alternativa ao leite materno. Somente durante a Segunda Guerra Mundial, é que ele chegou à cozinha como ingrediente para o preparo de doces e sobremesas. 

Outro fato marcante foi a invenção do brigadeiro, doce feito à base do leite condensado. Conta-se que, em 1945, as eleitoras do Brigadeiro da Aeronáutica Eduardo Gomes, candidato à Presidência da República, criaram o doce a fim de arrecadar fundos para sua campanha. O Brigadeiro perdeu a eleição para o General Eurico Gaspar Dutra, mas o outro doce brigadeiro tornou-se um dos mais populares no Brasil e conhecido mundialmente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.