23/02/2024 às 09h57min - Atualizada em 23/02/2024 às 09h57min

​Governo de Goiás realiza Dia D de Combate à Dengue

Com apoio dos municípios e da população, força-tarefa foi realizada com o propósito de recolher todo e qualquer material que se transforma em criadouro do Aedes aegypti

Fotos: Marco Monteiro
O Governo de Goiás uniu forças com instituições municipais, entidades civis e população com o objetivo de reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti e os casos das doenças transmitidas pelo vetor, em especial a dengue, chikungunya e zika. Nesta quinta-feira (22/02), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Defesa Civil enviaram equipes para coordenar e contribuir com a realização do Dia D de Combate à Dengue em Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Jataí, Uruaçu, Iporá, Aurilândia, Perolândia e Sanclerlândia, municípios considerados prioritários. As demais cidades foram orientadas e sensibilizadas a desenvolver a operação. 

O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destaca a importância do envolvimento e do engajamento de todos os goianos – serviço público, iniciativa privada, entidades civis e população – para vencer a luta contra o Aedes aegypti. “É inadmissível que haja tantos casos de dengue e que as pessoas morram em função dessa doença prevenível”, acentua. O secretário destaca ainda que essa ação deve ser contínua e efetivada pelos próprios moradores das casas. “As pessoas devem reservar 10 minutos por semana para fazer uma vistoria minuciosa em suas residências e eliminar todo e qualquer objeto que acumula água, por menor que ele seja”, enfatiza. 


O lançamento da ação em Aparecida de Goiânia contou com a presença do secretário-adjunto da SES, Sérgio Vencio, e do secretário municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães. Sérgio Vencio apontou como fundamentais a conscientização da população sobre o recolhimento do material inservível e a vacinação contra a dengue. “As pessoas que tiverem condições, tomem a vacina na iniciativa privada. As que têm filhos de 10 a 11 anos, os levem para vacinar na rede pública”, afirmou. 

A ação em Aparecida de Goiânia reuniu cerca de 200 pessoas, entre gestores e profissionais das áreas da Saúde, Desenvolvimento Urbano, Educação, Meio Ambiente e Segurança Pública. A expectativa era fazer 11 mil visitas ao longo do dia em casas e lotes baldios com o objetivo de fazer uma limpeza detalhada nos imóveis.

Força-tarefa
Um dos pontos altos do Dia D de combate à Dengue aconteceu em Uruaçu, na Regional de Saúde Serra da Mesa, onde tem 1.092 casos notificados de dengue e 3 mortes confirmadas pela doença. A força-tarefa contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre agentes comunitários de endemias, agentes comunitários de saúde, bombeiros, servidores da Regional e voluntários. Toda a ação foi desenvolvida com o apoio de 13 veículos de diferentes órgãos. 

As equipes vistoriaram 2,7 mil imóveis localizados nos Setores São Vicente, Sol Vermelho, Vale do Sol e Jardim Santa Helena, em Uruaçu. Os componentes da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, coordenados pelo tenente-coronel Marcos Abrahão Monteiro de Paiva, atuaram na ação com o uso de drones para a identificação dos focos em locais de difícil acesso. “Foi um trabalho gratificante e muito produtivo”, afirmou a coordenadora da Regional de Saúde Serra da Mesa, Nilma Eneias. 

Duas epidemias
Em Jataí a ação reuniu um contingente de aproximadamente 200 pessoas, entre agentes do município e funcionários de uma empresa de limpeza urbana. Os comerciantes da cidade tomaram a iniciativa de liberar os funcionários nesta quinta-feira duas horas antes do fim do expediente para que eles façam a limpeza em suas residências. 

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, destaca que Jataí passa por uma situação delicada, com a confluência de duas epidemias. “Além dos casos de dengue, predominantes em todo o estado, em Jataí há uma elevação das notificações de chikungunya devido à proximidade do município com o estado de Mato Grosso do Sul”. As ações foram efetivadas de forma semelhante em Iporá, Perolândia, Sanclerlândia e Aurilândia.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.