26/02/2024 às 14h04min - Atualizada em 25/02/2024 às 14h04min

Agentes de Combate a Endemias visitam mais de 7,1 mil imóveis durante força-tarefa na Região Norte de Goiânia

Ação, que teve início na última terça-feira (20/2), integra as atividades da primeira edição do Mutirão de Goiânia, que se encerra neste domingo (25/2), e tem como objetivo evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. 629 focos foram encontrados pelos agentes de endemias neste período

Foto: Jucimar de Sousa
A força-trefa contra o Aedes promovida pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve como resultado a visita dos Agentes de Combate a Endemias (ACEs) em 7.147 imóveis da Região Norte da Capital. A ação, que teve início na última terça-feira (20/2), integra as atividades da primeira edição do Mutirão de Goiânia, que se encerra neste domingo (25/2), e teve como objetivo evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. 629 focos foram encontrados neste período. 

O prefeito Rogério, ao fazer uma avaliação dos resultados alcançados, destacou o comprometimento dos ACEs e lembrou que a intenção da força-tarefa é no sentido de orientar a população, conversar e, principalmente, ajudar na prevenção e no combate à dengue, chikungunya e zika vírus. “Encerramos na Região Norte uma etapa de trabalho, mas de toda forma as atividades dos ACEs continuam intensificadas em toda a cidade”, avaliou. 


Ao enfatizar a importância da participação da comunidade, o prefeito pediu a colaboração no descarte adequado de resíduos e na manutenção de quintais. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), 75% dos focos do mosquito estão nos quintais das residências. Rogério frisou a a disponibilidade de ecopontos em diversos locais de Goiânia. “O descarte regular de  lixo é muito importante. Nós temos vários ecopontos espalhados por Goiânia para evitar que resíduos sejam espalhados de forma irregular”, afirmou. 

Conforme a Diretoria de Vigilância em Zoonoses da SMS, durante as 7.147 visitas em domicílios, 629 focos do mosquito foram identificados e 18 bloqueios focais foram necessários. “Todo esse trabalho foi realizado com uma média de 96 Agentes de Combates a Endemias percorrendo bairros da Região Norte, sendo que também atendemos a 50 denúncias registradas pela aplicativo Prefeitura 24 Horas”, citou o diretor de Vigilância em Zoonoses, Murilo Reis, ao completar que 2.750 pneus recolhidos estavam armazenados ou descartados de forma incorreta. 

Murilo Reis lembrou ainda que a força tarefa foi realizada em conjunto com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que faz a fiscalização, e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que faz a limpeza dos lotes baldios. 

Alerta
Com um aumento no número de casos confirmados de dengue e em investigação em Goiânia, a Prefeitura faz um alerta para o atual cenário e reforça as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Conforme o último Boletim Epidemiológico Arboviroses, a Capital registrou a primeira morte por dengue em 2024. Além disso, 2.542 casos da doença foram confirmados, um aumento de 67,2% em relação ao boletim anterior, que contabilizava 1.520 casos. O boletim também informa 80 casos confirmados de chikungunya e dois casos prováveis de zika vírus. 

Medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti:
- Verificar se a caixa d’água está bem tampada
- Colocar areia nos pratos de plantas
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal
- Limpar as calhas
- Cobrir piscinas
- Cobrir bem a cisterna
- Deixar as lixeiras bem tampadas
- Limpar a bandeja externa da geladeira
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários
- Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação
- Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado
- Cobrir bem todos os reservatórios de água 



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.