01/03/2024 às 08h25min - Atualizada em 01/03/2024 às 08h25min

Capoeira também leva valores e cultura para comunidade de Aparecida de Goiânia

Associação Capoeira África-Brasil ministra aulas gratuitas e realiza programação especial no fim de semana. Na sexta, 1º de março, uma roda de capoeira acontece no Aparecida Shopping. No sábado, cerimônia de graduação será realizada para alunos. Os eventos são abertos ao público

Shutterstock
Mistura de dança e arte marcial, a capoeira é uma manifestação afro-brasileira reconhecida como um esporte desde o governo nacional desde o governo de Getúlio Vargas. Em 2008, a capoeira foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, em 2014, foi reconhecida Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sendo praticada atualmente em mais de 160 países, e por pessoas de todas as idades.
Mas, indo além da prática de atividade física, da história e da cultura, o esporte ensina também uma filosofia de vida, associada a valores,  como respeito e disciplina, importantes para a sociedade. Por todos os seus benefícios, o capoeirista Luiz Carlos Ataide dedica-se a ensinar o esporte na comunidade onde vive, em Aparecida de Goiânia.  

“A capoeira é uma mãe para todo mundo, os treinamentos são intensos, mas os seus princípios nos ajudam a fazer escolhas melhores para nossa vida”, diz Luiz Carlos, que tem a titulação de Mestre Mosca

Ele é o atual líder da Associação de Capoeira África Brasil, que ministra aulas gratuitas na Escola Estadual Amélia Cândida do Brasil, no setor Cardoso 1, com turmas para crianças, jovens e adultos. Neste sábado, 2 de março, a organização realiza  cerimônia de batismo e troca de cordas para 17 alunos.

O evento acontece às 16h30min, Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, em Aparecida de Goiânia, e conta com o apoio cultural da Secretaria da Igualdade Racial de Aparecida de Goiânia e da Associação de Anemia Falciforme Karoliny. 


Na oportunidade, roda de capoeira com muita ginga, ritmo e alegria faz parte da programação, que inclui ainda homenagens e emoção. Será homenageado o capoeirista Amélio Rosa Filho, conhecido no meio como Mestre Calça Preta. “Ele desempenhou um importante trabalho por ele realizado na divulgação da capoeira em Goiânia desde os anos 1970 e foi meu mentor no esporte”, revela Luiz Carlos Ataíde. 

Spoiler

Além da programação de sábado, os alunos capoeiristas da Associação de Capoeira África-Brasil foram convidados pelo Aparecida Shopping para dar uma demonstração do esporte para o público. Na sexta, 1º de março, às 18h30min, eles estarão no shopping para uma animada roda de capoeira no centro de compras. 

Os dois eventos são gratuitos e abertos ao público. Mestre Mosca informa, inclusive, que novas vagas estão abertas para novas turmas. Para participar, não precisa ser aluno da escola Escola Estadual Amélia Cândida do Brasil, onde acontecem as aulas. Mais informações pelo telefone - 9 8400 5213. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.