01/03/2024 às 18h45min - Atualizada em 01/03/2024 às 18h45min

​Governo de Goiás abre Circuito Goiano de Pesca Esportiva em Três Ranchos

Evento patrocinado pelo Estado segue até outubro com competição em outros municípios ribeirinhos. Edição de 2024 tem recorde de inscritos e deve atrair milhares de turistas

Agência Estadual de Turismo – Governo de Goiás
Fotos: Goiás Turismo
O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), abre, neste sábado (02/03), o Circuito Goiano de Pesca Esportiva, no município de Três Ranchos. Com largada marcada para às 7 horas, a primeira competição da temporada deve movimentar o turismo da Região Lagos do Paranaíba. 

A competição, que recebeu patrocínio da autarquia pelo terceiro ano consecutivo, segue até outubro, incluindo também os municípios de Alexânia, Catalão, Niquelândia, Buriti Alegre, Luziânia e São Simão. Segundo os organizadores, o evento de 2024 já começa com 95 equipes fixas participantes, um recorde de inscritos. Ao todo, serão R$ 1,2 milhão em prêmios. A expectativa é reunir 150 equipes de pescadores na primeira etapa, em Três Ranchos. 


Programação
As atividades iniciaram, nesta sexta-feira (01/03), com ações sociais, que fazem parte da programação do Circuito. A equipe do evento realizou palestras, junto à comunidade local, sobre a importância da preservação do meio ambiente e das denúncias de pesca predatória. 

Neste sábado (02/03), as equipes partem da conhecida “Prainha de Três Ranchos”, às 7 horas, e só retornam às 18 horas. Durante este período, elas percorrem o lago com o objetivo de fisgar o maior peixe da competição. A ação é gravada, seguida da soltura da espécie. Quando chegam da pescaria, os participantes devem validar os vídeos. A programação segue à noite com premiação, shows de artistas locais e cerimônia de abertura da pesca esportiva no Estado de Goiás.

O governador Ronaldo Caiado ressalta a importância do evento, que movimenta a economia, gerando emprego e renda, além de promover a conscientização ambiental. “Esse esporte sofisticado faz com que a nossa sociedade, cada vez mais preparada, se desenvolva com respeito ao meio ambiente”, afirmou.
 
O Governo de Goiás tem investido no Turismo de Pesca Esportiva como política pública, trabalhando com as comunidades locais e populações ribeirinhas. “Goiás já é referência entre os destinos de pesca esportiva no Brasil”, comemora o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

O organizador do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, Carlos Leite, lembra que cada vez mais o turismo de pesca esportiva se destaca no cenário nacional. “O evento vem crescendo, graças ao apoio do Governo de Goiás. Somos referência em segurança pública, além da malha viária em boas condições”, acrescentou.

Investimentos
Além do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, o Governo de Goiás é patrocinador no torneio Gigantes do Araguaia, que começa no dia 9 de março se segue até 19 de outubro, nos municípios de Aruanã, Bandeirantes (distrito de Nova Crixás) e São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves). 

Este ano, duas competições destinadas às mulheres também vão receber incentivos do Estado: o Tucuna Queen, nos dias 4 de maio e 21 de setembro, em Três Ranchos, e o Encontro de Pescadoras, no distrito de Luiz Alves, com data a ser definida. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.