07/03/2024 às 21h41min - Atualizada em 07/03/2024 às 21h41min

Brasil vive tendência de maior participação feminina na liderança de empresas

Felizmente a equidade de gênero, apesar de ainda não ser a ideal, já é tratada com mais seriedade pelo setor privado e o público. Hoje já é possível ter exemplos interessantes como o da Euro Incorporações, em Goiânia, que tem 57% de seus cargos de liderança ocupados por mulheres

Treinamento sobre liderança humanizada com parte da equipe de líderes da Euro
As mulheres ocupam 37% dos postos gerenciais de nível sênior e médio no Brasil, de acordo com os dados mais recentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Mesmo que o período da pandemia tenha segurado um pouco esse avanço da equidade de oportunidades de trabalho entre gêneros, felizmente, o nosso país está dentro de uma tendência presente nas nações desenvolvidas: o crescimento das mulheres em cargos de comando nas empresas.  O Panorama Mulheres 2023, estudo feito pelo Talenses Group em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas (Insper) em São Paulo, aponta que a participação feminina na presidência de companhias e em outros cargos de alta liderança no Brasil cresceu, entre 2019 e 2022, de 13% a 17%. 

A mudança de cultura não é rápida, sabemos disso, mas felizmente o tema já é tratado com mais seriedade pelo setor privado e público que implementam ações que buscam avançar ainda mais na igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Hoje já é possível ter exemplos interessantes como o da Euro Incorporações, em Goiânia, que atualmente tem 57% de seus cargos de liderança ocupados por profissionais do gênero feminino. Vivian Carla Silva do Nascimento, gestora de RH da empresa, conta que, além disso, 62,5% de todo a equipe da empresa é do sexo feminino.  “Os dados refletem a cultura da empresa de não só valorizar e respeitar as mulheres, mas ser bem consistente ao longo do anos, em seu compromisso com equidade de gênero, oferecendo oportunidades igualitárias para todos, sem exceção”, conta a gestora. 


Ela observa que o cenário profissional para as mulheres, em geral, no Brasil, tem evoluído bastante, apesar de estar aquém do ideal. Segundo ela, as empresas estão se tornando cada vez mais conscientes da importância da diversidade de gênero, e além disso, outros fatores que acompanham essa a mudança cultural, como o melhor acesso da mulher à educação de qualidade, têm contribuído para um cenário mais diverso. 


Líder desde cedo

Seja na escola ou na faculdade, Vivian Carla conta que sempre se percebia nessa condição de conduzir equipes e relata que o seu comprometimento e determinação foram decisivos para os avanços profissionais que obteve. “Ser muito focada nos estudos, ter sempre vontade de aprender, saber lidar com os desafios e realizar alinhamentos estratégicos sempre que necessário foram fundamentais para que eu conseguisse chegar até o meu momento atual”, conta. A gestora de RH revela que já enfrentou algumas situações pontuais, envolvendo estereótipos de gênero, fruto da dificuldade de algumas pessoas em perceber a capacidade de liderança no ser feminino. “A conscientização e o diálogo aberto foram caminhos eficientes para eu superar desafios desse tipo”, afirma Vivian Carla. 

Começando sua carreira  já aos 16 anos, como analista júnior de recrutamento e seleção em uma indústria de bebidas, Vivian Carla diz que passou por diversas etapas, sendo promovida a outros cargos, chegando a analista sênior, até ser convidada a assumir a coordenação de RH do Grupo Euro. “Foi uma experiência muito desafiadora, com uma ascensão, até rápida, foram seis anos, no total, mas foi um período muito rico de aprendizado e desenvolvimento”, conta ela. Para Vivian Carla, sua própria jornada, cheia de desafios, serve de inspiração para que outras mulheres não desistam de superar os desafios que surgem, em especial, o velho dilema de conjugar a vida profissional e pessoal. 


Mais apoio

Equilibrar a carreira profissional com a experiência da maternidade foi o desafio mais recente da tecnóloga em Construção Civil, coordenadora de Planejamento e Qualidade da Euro Incorporações, Raíssa Carolina Abraão Ribeiro. Com 34 anos de idade, pode-se dizer que Raíssa já faz parte de uma geração de mulheres que encontra bem mais apoio para ser mãe e uma profissional de excelência do que se havia antigamente. Atuando há quase dez anos na Euro Incorporações, ela reconhece que a empresa proporcionou as condições necessárias para que a maternidade não fosse jamais um problema para seu desenvolvimento profissional. “Engravidei da minha primeira filha já trabalhando na Euro, e foi em um período de muitos novos projetos, mas recebi muito apoio e consegui atender a todas as demandas, com êxito. Após a licença maternidade, retornei ao trabalho, continuei focada nos resultados, sempre com o objetivo de crescer profissionalmente e um pouco antes da pandemia fui convidada pela empresa para assumir a coordenação [de Planejamento e Qualidade], o que foi muito positivo para mim”, conta ela que hoje é mãe de duas meninas, Mariana de 7 anos e Maitê de 2 anos. 

Com o bom desempenho em seu departamento, Raíssa assumiu o desafio de desenvolver e coordenar a parte de fiscalização interna de obras. “Hoje eu estou presente na obra, acompanhando, vistoriando e apoiando todo o processo de obra”, explica. Raíssa Carolina diz achar bem surpreendente e interessante o fato de a Euro ter uma equipe de gestão composta por maioria feminina, sendo uma empresa da área da construção. Segundo ela, o apoio da empresa  faz toda a diferença. “O grande sentido do nosso trabalho é a confiança, no nosso zelo, cuidado, dedicação. A Euro acredita, incentiva, apoia e trabalha em prol da equidade, oferecendo oportunidade para qualificação”, enaltece a profissional.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.