08/03/2024 às 14h37min - Atualizada em 08/03/2024 às 14h37min

Flamboyant Shopping recebe mostra do maior museu de Ciências da América Latina, o Museu Catavento

Atração com entrada franca chega com a proposta de envolver pessoas de todas as idades no fascinante universo da Ciência

Rovilson Barbosa
Uma mostra de um dos museus mais visitados do Brasil e, não por acaso, o maior museu de Ciências da América Latina, poderá ser conferida entre os dias 4 e 30 de março, no Átrium – piso 2, do Flamboyant Shopping. O evento tem entrada franca e é fruto de uma parceria entre o Instituto Flamboyant e o Museu Catavento, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. 
 
Na programação, instalações de Física, Biologia e Astronomia são apresentadas para aproximar crianças, jovens e adultos do fascinante mundo científico. O formato permite despertar curiosidade e interação com a ciência de maneira divertida. No total são 14 experimentos científicos capazes de proporcionar mais compreensão em diferentes áreas do conhecimento. 

 
É possível, por exemplo, arrepiar os cabelos em uma das atrações preferidas do Museu Catavento, o “Gerador de Van de Graaff”; sentar-se num banco feito de pregos sem se machucar; conhecer um Praxinoscópio, considerado o avô do cinema; e entender um pouco mais sobre a rotação dos planetas ao redor do Sol no experimento "Poço gravitacional". 
 
O Instituto Flamboyant dedicado ao desenvolvimento humano e que atua com diferentes abordagens por meio de valores que se conectam às pessoas, novas propostas de autoconhecimento, valorização da arte, esporte e cultura, encontrou na exposição um vasto campo de novas perspectivas. “O conhecimento, assim como a Ciência, possui o poder de transformar vidas. Acreditamos que, ao integrar a experiência e o conteúdo como pilares desse processo, temos o potencial de inspirar inúmeras pessoas, fomentando a capacidade de adotar novas abordagens e perspectivas. Este projeto, aberto à comunidade, reflete muito da nossa essência", explica Alessandra Louza, presidente do Instituto Flamboyant.  
 
Conforme esclarece, indo além de uma exposição em edição limitada, na qual o Instituto Flamboyant se empenhou em trazer o que há de melhor para Goiânia, o projeto serve como o pontapé para uma série de iniciativas. “Nossa intenção é cada vez mais oferecer cultura, conhecimento e ciência de maneira progressiva e em projetos consistentes para a cidade.
Nossa entidade, que já trabalha com arte e cidadania, está agora empenhada em expandir seu envolvimento com o conhecimento e o universo dos museus", destaca.
 
Alessandra Louza também lembra que equiparada à missão do Grupo Flamboyant de apresentar as melhores novidades – lojas premium, lazer, alta gastronomia e experiência do cliente –, está também o compromisso de ser um empreendimento desenvolvedor a partir de valores muito sólidos de responsabilidade social, cultural e urbanística. 
 
“Ao formarmos parcerias tão significativas, aspiramos apresentar à cidade novas referências e experiências que orientarão nosso caminho futuro. Percebemos o espaço do shopping como mais uma oportunidade para destacar a relevância da cultura, do saber e da ciência. Existe algo mais eficaz que um museu para estabelecer uma conexão entre a cidade e o mundo, proporcionando às pessoas uma ampliação de consciência, acesso à história, ao conhecimento e a experiências pessoais?”, finaliza Alessandra Louza.  
 
Visitas guiadas
No período de 4 a 30 de março, a exposição funciona diariamente das 14h às 20h. Aos sábados, o horário é ampliado, das 10h às 22h. Os visitantes contarão com o apoio de monitores treinados especialmente para ampliar o conhecimento e interagir com os experimentos. O circuito tem duração média de 20 minutos. 
 
Outra novidade é que o Instituto Flamboyant abrirá horários exclusivos para atender escolas em visitas guiadas. As informações sobre horários e capacidade podem ser obtidas no telefone 62. 3546-2058 ou email [email protected].  
 
 
Conheça os 14 experimentos da exposição Catavento no Flamboyant Shopping – Museu de Ciências 
Gerador de Van de Graaff  
Uma das instalações mais famosas em museus de ciências em todo o mundo é inspirada no equipamento projetado e desenvolvido por Robert Jemison Van de Graaff em meados de 1929. O reconhecido engenheiro americano se dedicou ao estudo e pesquisa da Física atômica. 
Bancada dos Venenosos
Que tal perceber como os insetos são cheios de detalhes? Com a ajuda de mockups os visitantes conseguem observar detalhes como pelos, patas e antenas adquirindo um novo olhar em relação a animais pequenos. 
Sol
A estrela que garante as condições necessárias para que o planeta Terra possa abrigar a vida é apresentada nesta exposição com riqueza. Entre os detalhes, o modelo aborda a composição do sol, temperatura e influência sobre os planetas, em especial sobre a Terra.
Terrário
Nesse experimento é possível observar os ciclos naturais que ocorrem no planeta a exemplo da fotossíntese. A interatividade fica por conta de um garrafão capaz de reproduzir um microecossistema em perfeito equilíbrio e completamente autossuficiente a partir da luz solar.  
Pêndulo de Newton
Que tal verificar o fenômeno físico conhecido como "Momento Linear"? Na atividade, o visitante ergue uma das bolinhas das extremidades, que é solta em seguida. Ao colidir com as bolinhas paradas a energia é transferida uma a uma chegando até a bolinha da outra extremidade. Como resultado, as bolinhas se erguem e caem formando um ciclo repetitivo. 
Pilha Humana
Essa instalação permite entender o funcionamento de uma pilha. O visitante pode colocar as duas mãos sobre as placas de zinco e cobre do experimento, percebendo a condução de elétrons de uma placa para outra através do corpo. Essa condução de elétrons é chamada de corrente elétrica e a intensidade pode ser verificada diretamente de um ponteiro analógico chamado de amperímetro. 
Poço Gravitacional  
Entender um pouco mais sobre a rotação dos planetas ao redor do Sol é o convite desse experimento, O "Poço gravitacional" é capaz de demonstrar as trajetórias dos planetas ao redor Sol ou as trajetórias de um satélite ao redor de um planeta, dando uma melhor percepção de movimentos que regem o Universo. 
Painel de Pinos
Ao empurrar os pinos na parte traseira com o próprio corpo o visitante pode facilmente criar figuras em 3D. Nessa atividade, os pinos plásticos da instalação são comparados aos pixels de uma TV, onde quanto mais pinos, maior o nível de detalhes na figura formada. 
Pista de Embriaguez
O efeito visual da embriaguez é representado nessa atividade. A partir do uso de óculos especiais, o desafio é tentar andar na pista sem encostar nos obstáculos. A dinâmica ilustra o motivo pelo qual álcool e direção não combinam. 
Bicicleta  
Nesse experimento, quanto maior a velocidade nos pedais mais energia será gerada. O resultado é a criação de energia limpa que pode ser utilizada para ligar diversos aparelhos elétricos.
 Praxinoscópio
O “pai do cinema” é uma instalação que projeta nos espelhos retangulares imagens coladas em uma superfície cilíndrica. Ao girar todo o sistema é criada uma ilusão de movimento. 
Globo interior do Núcleo
A instalação traz as três principais camadas que formam o interior do planeta - Núcleo, Manto e Crosta -, que se diferenciam por composição, temperatura e pressão. 
Banco de Pregos
Os visitantes que fizerem uso desse experimento não sentirão seus corpos serem perfurados. Uma vez que o peso é distribuído em todas as pontas dos pregos, se reduz a pressão que um único prego é capaz de proporcionar. É uma ilustração espetacular da situação que um faquir experimenta. 
Água e Óleo
Divertida e interativa, a instalação possibilita que o visitante descubra porque esses dois líquidos, mesmo estando no mesmo recipiente, não se misturam.
 
 
Serviço:
Museu Catavento no Flamboyant Shopping – Museu de Ciências
Período: 4 a 30 de março de 2024
Horário: segunda a sexta, e aos domingos, das 14h às 20h. Aos sábados das 10h às 22h.
Local: Atrium – piso 2 do Flamboyant Shopping – Av. Jamel Cecílio, 3.300 – Jardim Goiás
Classificação etária: livre para qualquer idade (crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas pelos responsáveis)
Capacidade: 15 pessoas por turma 
Informações: 62. 3546-2058 [email protected] e @institutoflamboyant
Aberto ao público  
 
Redes sociais do museu: 
Facebook: @cataventocultural
Instagram: @museucatavento
Twitter: @museucatavento
Youtube: Museu Catavento  
 
Sobre o Museu Catavento
O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.   

 
Sobre o Instituto Flamboyant
Desenvolvimento humano por meio de valores que se conectam às pessoas, novas propostas de autoconhecimento, apreciação da arte, do esporte e da cultura. Com esse compromisso, o Instituto Flamboyant, fundado em 2004 pelo Grupo Flamboyant, tem atuado para fortalecer ainda mais, os inúmeros projetos de responsabilidade social do Grupo Flamboyant. 
Focando principalmente em pessoas, atualmente são oferecidos nove campos específicos, todos fundamentados em valores humanos como Humanismo, Entusiasmo, Inovação, Excelência e Perpetuidade.  
Mais do que ofertar conhecimento, promover cursos e compartilhar experiências de vida, o Instituto Flamboyant acredita que saúde da mente e inteligência emocional estão diretamente ligadas ao processo único de desenvolvimento individual. Por isso, investe na formação do Ser Integral, apontando caminhos para o despertar espiritual, saúde física, clareza mental, equilíbrio e autoconhecimento. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.