16/03/2024 às 10h00min - Atualizada em 16/03/2024 às 10h00min

Mais de 9,8 mil doses da vacina contra a dengue foram aplicadas em Goiânia

Capital mantém imunização neste fim de semana para crianças de 10 e 14 anos em quatro pontos estratégicos da cidade, localizados nos setores Pedro Ludovico, Urias Magalhães, Novo Horizonte e Jardim América, com horário de funcionamento das 8h às 17h

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registra que 9.877 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas no município desde o início da campanha, que ocorreu em 15 de fevereiro. A ação tem como público-alvo crianças de 10 e 14 anos e é mantida neste fim de semana (16 e 17/2) em quatro salas, que são estrategicamente distribuídas nos setores Pedro Ludovico, Urias Magalhães, Novo Horizonte e Jardim América, com horário de funcionamento das 8h às 17h.


Para esse público, Goiânia recebeu 34.234 doses da vacina Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda. Registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023, ela é produzida com quatro sorotipos vivos do vírus da dengue: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4. A quantidade recebida é suficiente para atender, com a primeira dose, todas as crianças de 10 e 14 anos da capital. A segunda dose deve ser aplicada três meses após a inicial. Para quem teve a doença recentemente, é necessário aguardar seis meses para se imunizar.

As quatro unidades de saúde disponíveis no fim de semana, além do Centro Municipal de Vacinação (CMV), no Setor Pedro Ludovico, são: os Centros Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Urias Magalhães, Novo Horizonte e Doutor Domingos Viggiano. Além da disponibilidade de se vacinar contra a dengue, as salas também oferecem vacinas contra a Covid-19 e as de rotina. É necessário apresentar documento com foto e caderneta de vacinação, com acompanhamento dos pais ou responsáveis para as crianças.

O titular da SMS, Wilson Pollara, destaca que as recomendações para a campanha foram definidas pelo Ministério da Saúde, visando a faixa etária com maior agravamento da doença. “A imunização é um ato de amor que salva vidas e protege toda a comunidade contra doenças imunopreveníveis. A atenção à caderneta de vacinação das crianças é essencial para garantir a atualização”, avalia o secretário.

Balanço
Quanto às doses de Qdenga aplicadas em Goiânia, 3.042 foram aplicadas em crianças de 10 anos, 2.944 em crianças de 11 anos, 1.444 doses em crianças de 12 anos, 1.298 em crianças de 13 anos e 1.165 doses em crianças de 14 anos.

Confira as unidades de saúde com salas de vacinas disponíveis neste fim de semana:
- Centro Municipal de Vacinação (CMV): Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico
- Ciams Urias Magalhães: Entre as ruas Guajajara, Caritos Madeiras e Paranaíba, s/n, Setor Urias Magalhães
- Ciams Novo Horizonte: Avenida Engenheiro José Martins, Quadra 55, s/n, Setor Novo Horizonte
- Ciams Dr. Domingo Viggiano: Praça C-201, s/n, Setor Jardim América


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.