30/03/2024 às 16h15min - Atualizada em 30/03/2024 às 16h15min
Serviço de catação com ferramenta é aliado na limpeza pública de Goiânia
Ação diminui o impacto visual causado pela sujeira de pequenos lixos jogados irregularmente ou até mesmo de folhas que são levadas pelo vento
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), realiza diariamente o serviço de catação manual de resíduos. A atividade consiste na retirada de folhas, papéis, plásticos e outras sobras de lixo de locais como gramado e ilhas públicas com a ajuda de um instrumento com ponta que facilita espetar o objeto. Entre os garis, a ferramenta tem o nome popular de “chucho”.
Rotineiramente, o serviço é realizado no mesmo quadrante onde é feito a varrição, com uma média de atendimento de 103 mil quilômetros por mês. A ação diminui o impacto visual causado pela sujeira de pequenos lixos jogados irregularmente ou até mesmo de folhas que são levadas pelo vento e ficam espalhadas nos canteiros públicos.
Dentre outros serviços que também são realizados pela equipe de varrição da Comurg, está o fresamento, que, com uso de enxadas, fazem raspagem próximas às guias das avenidas e eliminam sujeiras muito comuns nos dias chuvosos. A rastelação também é um processo de finalização da limpeza que busca oferecer a sensação de acabamento do serviço realizado manualmente pelos garis.